Pode até parecer uma hipérbole, aquela figura de linguagem que serve para exaltar uma ideia e causar maior impacto, mas é fato: a Criamigos vende ursos de pelúcia para crianças e suas lojas para os pais delas. A empresa criada em 2016 pelas amigas Natiele Krassmann e Veronicah Sella, em Gramado (RS), dobra de tamanho a cada ano e fechou 2022 com R$ 120 milhões de faturamento e 66 lojas, sendo apenas duas delas próprias. As franquias são adquiridas geralmente por clientes que visitam as unidades para comprar produtos para seus filhos e enxergam no modelo de negócio uma oportunidade. Ano passado foram abertas 22 unidades. A previsão para este ano é de que mais 21 entrem na rede e a marca esteja presente em todos os estados brasileiros — hoje está em 19. “É um percurso de sentimentos, não de compra. As pessoas entendem. Vendemos a essência do negócio”, disse Veronicah.

O negócio começou a ser desenhado quando as amigas voltaram da edição de 2015 da New Retail Federation (NRF), um dos maiores eventos de varejo do mundo, realizado nos Estados Unidos. Retornaram ao Brasil com uma ideia na cabeça: vender ursos de pelúcia com roupas e sapatos. “Desenvolvemos a marca, modelo de negócio, layout de loja e os produtos. Era algo inédito, que nos proporcionou tanto o desafio, por ser algo inovador, quanto uma oportunidade, pelo mesmo motivo”, afirmou Veronicah. Começou, então, a busca por fornecedores para confeccionar as vestimentas e os calçados para os bichinhos. Ninguém fazia isso, segundo Natiele. “Nós criamos nossa própria cadeia de fornecedores, ajudamos eles a se prepararem para produzir nossos itens e eles têm crescido com a gente.” No Sul do país estão as confecções. Em São Paulo, as manufaturas dos pequeninos tênis. E em outros locais do País os acessórios, como patins, skate, óculos, coleira, tudo para pelúcias.

Cassio BrezollaVIDA AOS URSINHOS De amigas para sócias: Natiele Krassmann e Veronicah Sella desenvolveram o modelo de negócio, layout de lojas e produtos. (Crédito:Cassio Brezolla)

A primeira loja foi aberta em Gramado, charmosa cidade de 35 mil habitantes, a 100 quilômetros da capital Porto Alegre. Foi escolhida, logicamente, por ser o lugar onde as sócias vivem e, estrategicamente, por ser um polo turístico que atrai 7 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Empresa Gaúcha de Rodovias, vinculada ao governo do Rio Grande do Sul. A loja que “dá vida” aos ursinhos de pelúcia e oferece uma experiência às crianças e às famílias de pronto fez sucesso. Os pequenos escolhem o preferido entre 12 modelos de bichinhos — ursos, ovelhas, cachorros, unicórnios, dinossauros, cavalos, elefantes, vaquinhas, entre outros. Uma máquina feita especialmente para a Criamigos enche ele de fibra na hora. Antes da costura existe a possibilidade de colocar um reprodutor de voz dentro dele. O conteúdo é gravado pelas crianças ou seus familiares ali mesmo. Toda vez que apertar o amiguinho, escutará novamente a gravação. Um pedacinho de pano em formato de coração também é inserido no brinquedo. Em seguida, a linha da costura é cortada: é o cordão umbilical. E para que ele vire um amiguinho de verdade, é realizada a cerimônia da vida. Os pequenos e os adultos são convidados a dar três pulinhos, e um giro e um abraço coletivo. “Pronto, está feita a magia”, disse Natiele. “São momentos afetivos que se perpetuam.”

Os acessórios de qualidade e muito semelhantes a roupas de verdade e toda essa experiência são os diferenciais da Criamigos, que atraem empreendedores. A empresa está em franca expansão. Para abastecer as lojas, foi criado um centro de distribuição no Espírito Santo. As lojas fazem os pedidos por aplicativo próprio. Os itens chegam em quatro dias, em média. “Com nosso CD foi possível termos unidade no Amazonas, por exemplo”, afirmou Veronicah, que já pensa na internacionalização da marca.

O próximo passo da Criamigos é fora do varejo. As fundadores investem agora R$ 100 milhões em um hotel temático, também em Gramado, com mais de 8 mil m² e capacidade para 1,2 mil hóspedes. Vai agregar ainda um centro de entretenimento e gastronômico. “Precisamos cuidar da criança que tem dentro dos adultos”, disse Veronicah. As obras já estão em andamento. A previsão de inauguração é em meados de 2024. “As possibilidades são infinitas”, afirmou Natiele, referindo-se a outros projetos que estão sendo desenhados. Pode até parecer hipérbole mas, tratando-se de Criamigos, é fato.