Pesquisadores da Universidade Rockefeller analisaram as razões de pessoas não quererem comer, beber e se mover quando estão se sentindo mal. O estudo foi publicado na revista científica Nature e, de acordo com os cientistas, é normal o indivíduo reduzir esses comportamentos quando está lutando contra uma infecção.

Ao provocar respostas imunes, um grupo de células no tronco cerebral induz potencialmente três comportamentos de doença. A inibição desses neurônios enfraquece os comportamentos de resposta às doenças.

+Dispositivo sem fio doméstico rastreia a progressão da doença de Parkinson

Segundo os pesquisadores, essa região cerebral “é uma espécie de centro de alerta para o cérebro, que transmite informações sobre substâncias aversivas ou nocivas que, na maioria das vezes, reduzem a ingestão de alimentos”. Até mesmo camundongos projetados para comer vorazmente param de comer quando expostos a infecções bacterianas.

“Com esses resultados, agora temos a oportunidade de perguntar: como é o seu cérebro quando você está doente?”, disse Jeffrey M. Friedman, professor da Universidade Rockefeller.