A necessidade de internet mais rápida aumentou a demanda pela transmissão de dados via fibra óptica. Um exemplo é a tecnologia XGS-PON, uma nova geração de internet que amplia a transmissão de dados.

A pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros (TIC Domicílios), divulgada em junho pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostra que 82% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. A maioria das conexões são via cabo ou fibra óptica, tanto na área urbana quanto na rural.

De acordo com Leandro Kuhn, CEO da L8 Group, empresa especializada em tecnologias, as operadoras e os provedores de internet poderão oferecer aos clientes acesso com até 10 Gigabits por segundo, tanto para downloads quanto para uploads. “Essa tecnologia vai acelerar a migração das aplicações para a nuvem e habilitar as redes 5G com qualidade. Será mais um passo importante para a modernização de infraestrutura de comunicação no Brasil”, destaca.

Internet: rede comunitária é alternativa de conexão para comunidades

Segundo Kuhn, a tecnologia deve conquistar mercado principalmente nas cidades em que a rede 5G já foi habilitada, o que exige conexões mais rápidas para o escoamento do tráfego. Ele destaca algumas vantagens que o XGS-PON pode trazer para o dia a dia das empresas:

1 – Velocidade

Com o XGS-PON a velocidade de transmissão de dados para dentro e para fora da empresa será maior, diminuindo os gargalos na comunicação com os diferentes públicos da organização.

2 – WiFi de qualidade

As empresas poderão ofertar serviços de internet sem fio para uma grande quantidade de usuários sem ter a experiência diminuída, principalmente em redes públicas em uma praia ou determinada região da cidade, por exemplo, que têm muitos usuários conectados simultaneamente.

3 – Acesso à nuvem

No caso de empresas que colocam suas aplicações na nuvem e precisam de mais velocidade na conexão, o XGS-PON vai melhorar a experiência do usuário com essas plataformas, aumentando em quatro vezes a capacidade de downloads e oito vezes a capacidade de uploads.

Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa de projetos em mobile, destaca que a fibra ótica chega a ser 20 vezes mais rápida que a internet a cabo e até 80 vezes mais veloz do que conexões vias DSL. “Dessa maneira, ela oferece a melhor experiência para usuários que cada vez mais querem fazer o download de jogos, filmes e músicas além de se manter conectados o tempo todo as redes sociais”, afirma Franco.

Segundo ele, com uma capacidade de transmissão (upload) maior do que outros meios de conexão, a fibra ótica é o melhor tipo de conexão para sistemas que demandam um alto fluxo de Upload de dados como sistemas de segurança que normalmente mantém um fluxo constante de streaming de captura de vídeos e imagens.

Outra vantagem, é a latência, tempo que um dado demora para sair do servidor da empresa e chegar até a casa do usuário final. “Nesse quesito a fibra ótica é a melhor escolha principalmente para gamers, YouTubers, e streamers que precisam de um baixo tempo de resposta em suas conexões para obter melhores resultados em suas transmissões”, disse Rafael.

O especialista também destaca a segurança da conexão que, por se tratar de um túnel de luz, é praticamente inviável o desvio de dados e uma possível conexão indesejada tornaria necessária a quebra da fibra, o que facilita uma imediata identificação do possível Hacker.