20/06/2007 - 7:00
Em ação: Marton no cenário da Fiat uma semana antes da SPFW
Durante os sete dias da São Paulo Fashion Week, a principal semana de moda do Brasil, que teve início no último dia 13, a Bienal do parque Ibirapuera se torna o centro das atenções, particularmente, da mídia nacional e internacional. Ali desfilam modelos, artistas, cantores, empresários e, ultimamente, até políticos. Mas por trás de todo esse bafafá do mundinho fashion e das celebridades há um homem cujo trabalho é essencial para as grifes e importantíssimo para as modelos. Seu nome é José Marton, tem 41 anos de idade, é formado em artes plásticas pela Universidade Santa Marcelina e, com seu jeito discreto, conquistou o mundo da moda ao criar cenários para os desfiles mais badalados da semana de moda. Apesar de ser um ilustre desconhecido, ao lado do irmão Fernando Marton, na empresa Marton+Marton, o seu trabalho pode ser visto nos desfiles de Alexandre Herchcovich, Fórum, Néon, entre outros. Apenas o segmento de moda – um dos cinco em que a empresa atua, além de arte, design, arquitetura e móveis – a Marton acumula 300 clientes que hoje representam 40% do faturamento da empresa. “Eu percebi que na moda as pessoas não tinham essa preocupação com os cenários”, afirma José Marton. “Fui atrás desse mercado.”
O primeiro trabalho na moda foi com a Forum em 1998. Depois dele, as portas se abriram e Marton criou até o desfile da Rosa Chá na semana de moda de Nova York. “O cenário criado por eles conseguiu agregar todos os nossos valores”, afirma Amir Slama, estilista da Rosa Chá. São projetos que podem chegar até R$ 70 mil e que têm despertado a atenção de clientes de outros segmentos. É o caso da Fiat, que aproveitou a Fashion Week como uma ferramenta de marketing e montou um espaço com restaurante, café e lounge para receber os clientes. “O Marton soube materializar a nossa idéia”, diz João Batista Ciaco, diretor de marketing e publicidade da Fiat. A importância disso? “Um bom cenário expande a imagem de uma boa marca”, analisa André Robic, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa).
Espaço da Fiat pronto
Essas e outras ações de sucesso fizeram com que os negócios da empresa se expandissem. Contente com o resultado de um desfile, a grife Cori pediu que Marton reformulasse o interior das suas 18 lojas. “Estamos conversando com outras marcas que desejam fazer o mesmo”, comemora Marton. A empresa também está presente em outros segmentos como arte, design, arquitetura e mobiliário. E, para atender a toda essa demanda, eles investiram pesado em seu crescimento. No total foram injetados cerca de R$ 400 mil em funcionários, maquinário e espaço. São apenas algumas das reestruturações que a Marton+Marton está fazendo para desfilar com mais desenvoltura pelo mundo dos negócios.
Vitrine da Cori
Desfile de Herchcovich