A disputa pelos ingressos para os jogos da Copa do Mundo da Alemanha é uma disputa especial. Cabe logo um aviso: de tão difícil, pode ser decidida no sorteio. São 3,2 milhões de ingressos e algo como 30 milhões de torcedores em busca de um lugar nos 12 estádios do torneio. As chances de decepção, cabe ressaltar, são imensas. É fácil chegar lá e não conseguir ver uma partida sequer. É como estar na cara do gol, sem goleiro, e chutar na trave. Portanto, é bom se apressar para não gastar dinheiro em vão. Há duas formas de obter as entradas segura e legalmente. Uma é a compra em agências de viagem. Cada país participante tem uma cota de 8% dos ingressos para distribuir com pacotes turísticos. No Brasil, a empresa credenciada é a Planeta Brasil, do Rio de Janeiro, autorizada a revender a agências associadas. Outra alternativa é adquirir apenas os ingressos pelo site da Fifa. O Comitê Organizador da Copa cogita criar, em fevereiro, uma bolsa virtual. Trata-se de um portal na internet em que os ingressos já adquiridos poderão ser revendidos, transferidos e trocados. Acompanhe a seguir os detalhes da guerra pelos ingressos.

PACOTES COM INGRESSOS
Outras informações: www.planetabrasil.com.br (21) 3974-2121

Quem vende:

A operadora oficial da Copa, Planeta Brasil, ou agências autorizadas a revender os pacotes.

O que inclui:
Diárias em hotel com café da manhã, traslado para os jogos do Brasil, city tour na cidade de Colônia, guia alemão falando português, seguro saúde, além da garantia dos ingressos para as partidas.

Quanto custa:
A opção mais completa sai por e 10.330 Euros para assistir à Copa do início ao fim. São 29 noites e sete ingressos para as partidas da seleção brasileira.

Passagem aérea:
Em classe econômica, o custo é de US$ 1.580, saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo com destino a Frankfurt.

Ingressos:
A operadora é a única que pode assegurar os bilhetes na mão do torcedor, pois foi a escolhida pela CBF como a única autorizada a distribui-los junto com pacotes turísticos. Se o Brasil não participar de algum jogo para o qual tenham sido adquiridos ingressos, o valor correspondente será restituído em forma de crédito para o pagamento de excursões na Alemanha, depósito em banco ou abatimento de saldo devedor em outros pacotes

Total aproximado:
? 11.700 pelo pacote completo mais a passagem de avião

INGRESSOS SEM PACOTES
Outras informações: site da Fifa (www.fifaworldcup.com)

Quem vende:

Somente o site oficial da Fifa, com explicações também em português, entre outros idiomas.

Como comprar:
É preciso fazer uma inscrição para cada uma das cinco rodadas de sorteios. Quem for sorteado deve pagar com cartão de crédito ou depósito bancário, e recebe os bilhetes em casa.

Quanto custa:
Há quatro tipos, divididos por preço. Os mais caros (categoria 1) variam de e 100, nas eliminatórias, a e 600, na final. Os mais baratos (categoria 4), vão de e 35 a e 120.

Sorteios:
Os próximos sorteios vão de 1º de fevereiro a 15 de abril, e de 1º de maio a 9 de julho.

Como funciona:
Os inscritos podem requerer ingressos para qualquer uma das 64 partidas. Quem optar pelas categorias 1, 2 e 3 pode pedir até quatro bilhetes por jogo e sete jogos no máximo. Quem optar pela categoria 4 tem direito a dois bilhetes por jogo e três jogos no máximo. Os ingressos são nominais.

Total:
De ?300 a ?1520, para ver um jogo de cada fase