BERLIM (Reuters) – A Porsche incorporará funções automatizadas de assistência e navegação na chamada plataforma de tecnologia “SuperVision” da Mobileye em modelos futuros, disse a empresa de tecnologia nesta terça-feira.

O acordo é a segunda grande assinatura do provedor de tecnologia para a plataforma com um grande grupo automotivo depois da chinesa Geely.

+ Marca de motos elétricas prepara fábrica no Brasil e modelo a R$9 mil

A Volkswagen Commercial Vehicles, que anteriormente usaria a tecnologia da startup autônoma Argo AI para ônibus e vans autônomos, também fará parceria com a Mobileye, disse um porta-voz.

A Volkswagen desistiu de seu investimento planejado na Argo AI em outubro passado e disse na época que sua unidade de veículos comerciais buscava uma nova parceria.

Junto com a Mobileye, a unidade buscará implementar a chamada direção autônoma “Nível 4”, considerada totalmente autônoma, embora os humanos ainda possam solicitar o controle, em seu veículo ID. Buzz em 2025.

A Porsche, por outro lado, implementará o sistema “SuperVision”, que permite que os motoristas tirem as mãos do volante em certos tipos de estrada, o carro siga rotas de navegação escolhidas pelo motorista, mude de faixa e ultrapasse veículos mais lentos.

A Mobileye, sediada em Israel, que abriu seu capital em outubro passado, já coopera com a Cariad, unidade de software da Volkswagen.

A notícia da colaboração expandida chega um dia depois que a Cariad reformulou sua equipe de liderança e disse que ampliaria sua base de parceria, enquanto a unidade tenta voltar aos trilhos após anos de atrasos e gastos excessivos.