A Porsche vai inaugurar oficialmente no próximo sábado, 12, sua nova loja dedicada a modelos seminovos e que será voltada também ao “Approved” – programa de certificação da marca.

+ Como é o Porsche clássico que desembarcou no Brasil já esgotado e por cerca de R$ 10 milhões

Operado pelo Grupo BEXP, já responsáveis pelo Porsche Center SP Oeste, o local também conta com uma área de oficina equipada e que segue os padrões exigidos pela marca alemã para prestar assistência necessária aos veículos.

A estreia do Porsche Approved & Service Center Vila Leopoldina, na zona oeste da cidade de São Paulo, na verdade, faz parte da ampliação de investimentos da marca no país, em que enfatiza o atendimento a novos clientes que encontram nos seminovos uma opção de porta de entrada na marca, segundo Leandro Giacon, diretor de desenvolvimento de negócios da Porsche Brasil.

“Por que estamos investindo tanto em novas oficinas? Porque esse ano nós vamos completar dez anos de Brasil e nós saltamos a marca de 600 carros entregues por ano, para 6 mil. Tem outro lado do negócio que geralmente não aparece, que é: conforme vai crescendo a frota circulante, a gente precisa aumentar a capacidade de serviço para conseguir atender bem esses veículos.”

Porsche Approved & Service Center Vila Leopoldina – Foto: Divulgação

Atualmente, a Porsche afirma que há aproximadamente 40 mil modelos (frota circulante) da marca rodando pelo Brasil. De forma global, o montante que a Porsche emplaca de carros novos, ela comercializa em carros seminovos (50%/50%).

No Brasil, os carros que já não são zero quilômetro representam apenas 10%. E isso abriu os olhos da Porsche por aqui para esse mercado. Para se ter uma ideia, em 2024 foram comercializadas 6.172 unidades de veículos novos, contra aproximadamente 600 unidades de seminovos.

“Nós temos um grande espaço para seguir impulsionando esse negócio [seminovos], que hoje está um pouco na mão do mercado, que não oferece esse padrão, nem a qualidade.”

+ Mercado da China puxa queda de vendas da Porsche
+ Como é o Porsche clássico que desembarcou no Brasil já esgotado e por cerca de R$ 10 milhões

Como é o local?

Com cerca de 5 mil m², o complexo é capaz de manter seis veículos expostos em seu showroom “externo”.

O novo ponto realiza os mesmos serviços de oficina que um Porsche Center tradicional. O atendimento de pós-vendas tem uma área para recepção de clientes, venda de itens da linha lifestyle da marca, além, claro, de uma oficina, que conta com cinco elevadores e 20 vagas de serviços. Ela está preparada, inclusive, para fazer reparo em baterias de veículos elétricos.

Porsche Approved & Service Center Vila Leopoldina – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

“É um grande incentivo a novos clientes que queiram ingressar na marca, mas também é uma opção cômoda e segura para clientes que queiram efetuar a venda de seus veículos seminovos também por meio de consignação.”

Porsche Approved & Service Center Vila Leopoldina – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

O que é o Porsche Approved?

O “selo de qualidade Approved”, oferecido no local, consiste na revisão de 111 itens do veículo. Parte dessa avaliação, em média, dura 2 horas, mais o teste de rodagem, que inclui 20 dos 111 pontos. Com isso, a marca consegue oferecer uma garantia de 12 meses a partir da data da compra. Ele pode ser certificado por várias vezes.

Para ser elegível ao programa, o veículo precisa ter até 15 anos de uso e sem limite de quilometragem. Quando aplicado, o selo Porsche Approved abrange praticamente todos os componentes do veículo que também são cobertos em um carro zero km.

Porsche Approved & Service Center Vila Leopoldina – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

No entanto, ele deverá ter apenas peças legítimas e não apresentar modificações fora das originais. Outro ponto é que a Porsche da Alemanha não permite essa certificação (Approved) para carros blindados, porém ele poderá ter a “procedência” Porsche. Há exemplos em que o carro pode resgatar a originalidade e obter o certificado.

Ulisses Gonçalves, gerente regional de vendas da Porsche Brasil, que praticamente desenhou o programa por aqui, diz que a ideia é entregar “procedência” e a sensação de “entrar em um carro zero”.

“Um seminovo certificado tem um grande diferencial, não é apenas o diferencial da garantia, com um 1 ano de garantia adicional, é sobre procedência. No fundo, quando a gente vai comprar um carro seminovo no mercado, o que você procura? Esse carro aqui eu conheço o dono, eu sei de onde veio, ele foi bem cuidado, e é isso que a gente oferece quando falamos de Porsche Approved. Quando a gente fala em Porsche, falamos em clássico. E não importa o que aconteceu com o carro nesse período, eu estou validando, e como marca a procedência é minha.”

“A gente vê crescer muito o seminovo no Brasil, desde a pandemia. Temos outras quatro lojas dedicadas no Brasil, não com esse formato. Pretendemos expandir cada vez mais. Mesmo as lojas novas vão ter esse espaço.”

Porsche Approved & Service Center Vila Leopoldina – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ