A startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF Global) realizou uma série de parcerias com grandes empresas do setor automotivo para a criação dos chamados e-fuels, combustíveis produzidos a partir de água e dióxido de carbono usando energia eólica, o que permite uma emissão quase zero de poluentes quando usados em veículos. Uma dessas empresas é a Porsche, que pretende produzir até 550 milhões de litros de gasolina sintética até 2027.

Além da Porsche, a HIF Global também se aliou às companhias Enel Green Power, ENAP, Siemens Energy, Gasco e ExxonMobil.

No dia 20 de dezembro, a companhia fez uma demonstração da gasolina sintética em uma fábrica no sul do Chile. Na ocasião, um Porsche 911 foi abastecido com o e-fuel para demonstrar a sua capacidade em motores movidos a combustão de carros comuns.

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Estimativa de produção

Na fase piloto do novo combustível, a Porsche prevê a produção de cerca de 130 mil litros de e-fuel por ano. Inicialmente, o combustível será usado em projetos como o Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers.

Após a fase piloto, a Porsche projeta a produção de até 55 milhões de litros por ano até 2025. Cerca de dois anos depois, a capacidade deverá ser de 550 milhões de litros.

“A Porsche está comprometida com um caminho duplo: e-mobilidade e e-fuels como uma tecnologia complementar, usando esses combustíveis para reduzir as emissões de CO2. Ao olharmos para o setor automotivo, a produção industrial de combustíveis sintéticos deve ser incentivada. Por meio da nova fábrica no Chile, a Porsche está desempenhando um papel de liderança nesse desenvolvimento”, afirma Barbara Frenkel, membro do Conselho Executivo da Porsche, em nota.

“O potencial dos eFuels é enorme. Atualmente, existem mais de 1,3 bilhão de veículos com motores de combustão em todo o mundo. Muitos deles estarão nas estradas nas próximas décadas, e os efuels oferecem aos proprietários de carros existentes uma alternativa quase neutra em carbono”, acrescenta Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Desenvolvimento e Pesquisa da Porsche AG.

Sobrevida a carros não-elétricos

Embora ainda tenham sido criados poucos litros do novo combustível, ele está sendo visto, cada vez mais, como um marco na indústria automotiva e pode dar uma sobrevida aos carros com motores a combustão, já que em alguns locais, como na Europa, a substituição da frota por veículos elétricos está a pleno vapor, com um cronograma que prevê banir os veículos a combustão até 2035.

Se o e-fuel criado pela HIF Global e suas parceiras se mostrar capaz de ser produzido em larga escala e a um preço acessível, além de comprovar que as emissões que produz são, de fato, praticamente nulas, isso pode representar uma mudança na visão que vê os elétricos como a salvação do setor e os motores a combustão como incapazes de se adaptarem às necessidades ambientais do planeta.