Em certas épocas do ano, uma leve neblina encobre a Serra dos Cascais, no sul de Portugal, e envolve a região em clima de intimidade, convidando os visitantes a momentos de silêncio e reflexão. É possível que esse ambiente tenha motivado um tal de Frei Vasco a desembarcar no local e ali erguer um mosteiro em meados do século XIV. Encravado no centro de um vale, cercado por uma vegetação exuberante e largos campos, o mosteiro despertou a cobiça dos reis de Portugal. Não demorou muito para que o local fosse transformado na residência de verão da monarquia lusitana, tornando-se um ponto de encontro de nobres para festas e intrigas palacianas. Hoje, séculos depois, os dois mundos, o da reflexão e o do lazer mundano, continuam preservados no Penha Longa Golf, um resort com a bandeira Caesar Park. O nome do parque é uma referência a um pico de pedra, chamada penha em Portugal, no topo da qual está fincada uma cruz. É o ponto mais alto na região e pode ser visto de qualquer local da área de 220 hectares do resort.

Terremoto. As diárias dos 177 apartamentos, a partir de 500 euros, ainda estão mais próximas da realeza. Volta e meia, circulam por ali os imperadores dos novos tempos. Reuniões de cúpula da Comunidade Européia foram realizadas no Penha Longa. ?Além da beleza do local, o que os atraiu foi a segurança?, diz Luís Ferreira, diretor do hotel. É provável que os visitantes também tenham sido seduzidos pelas alternativas de exercitar o corpo. A principal atração nesse departamento são os dois campos de golfe, o Atlântico, com 18 buracos, e o Mosteiro, com 9 buracos ? ambos já experimentados pelas tacadas geniais do campeão americano Tiger Woods.

Com o corpo recompensado, a mente agradecerá o descanso no mosteiro. Inteiramente restaurado, ele mantém as características originais, embora tenha sido atingido pelo terremoto de 1755, que destruiu parte do país. Na capela, parte do altar é revestida por folhas de ouro. Os corredores são ladeados por quatro murais referentes às estações do ano, feitos com os tradicionais azulejos portugueses.

O mosteiro também abriga jantares montados exclusivamente para os hóspedes, com shows de música. Nos dias quentes, esses eventos acontecem à beira das diversas piscinas do hotel ? uma delas coberta, num salão de mármore. Depois disso, o hóspede pode se recolher com a certeza de ter cumprido aquilo que certos filósofos indicaram como receita de vida: exercitar-se de manhã, passear à tarde e filosofar à noite.