Em meio às informações sobre uma possível compra da Telecom Itália pela Telefônica, a operadora portuguesa Portugal Telecom (PT), que no Brasil divide o controle da Vivo com os espanhóis da Telefonica, prepara uma estratégia para comprar a empresa de telefonia móvel brasileira, afirmou o jornal Diário Económico, de Portugal.

Segundo a publicação, a PT teria preparado um plano para realizar a transação, estimada em 3,5 bilhões de euros a 4,5 bilhões de euros, que envolve recursos próprios e financiamento. O presidente executivo da operadora, Zeinal Bava, disse que a empresa tem capacidade de comprar a Vivo e, ao mesmo tempo, financiar seus projetos de crescimento.

Portugal Telecom e Telefonica possuem, cada uma, 50% da operadora brasileira. Caso os espanhóis acertem a compra da Telecom Italia, seriam obrigados a deixar a Vivo. Segundo a legislação brasileira, um mesmo grupo não pode ter mais de uma licença de telefonia. A estratégia da PT é investir no Brasil e em outros territórios fora de Portugal. Atualmente, as operações estrangeiras representam metade da receita. O objetivo é que a proporção chegue a dois terços.