Conhecida por ser uma rede social mais séria e voltada para profissionais, o LinkedIn tem recebido várias postagens sobre demissões e relatos sobre como as pessoas estão lidando com os desligamentos que estão ocorrendo em diversas empresas.

Mas um post na semana passada, no meio de tantas publicações sobre demissões, chamou a atenção e despertou a solidariedade dos usuários.

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Patrick McCarthy , líder de gerenciamento e marketing de comunicações, fez um post sobre uma demissão, não a sua, mas a do seu pai. “Este é Pete. Ele é meu pai”, escreveu na postagem. “Meu pai perdeu o emprego ontem. Eu o marcaria aqui, mas ele não tem LinkedIn.”, disse McCarthy.

Então ele explica no restante da postagem que seu pai passou a maior parte de sua vida trabalhando no setor de serviços, adorava interagir com os clientes e foi colaborador de empresas como o Walgreens (farmácia), Fry’s (lanchonete) e Winco (supermercado), muitas vezes a razão pela qual as pessoas voltavam.

Pete foi demitido de seu emprego de caixa, que ele amava. “Como qualquer um ficaria, ele está chocado. Sobrecarregado. Assustado. Emocionante”, escreveu Patrick.

Sabendo que seu pai não tinha a mesma rede para encontrar um novo emprego, Patrick entrou em contato em seu nome, buscando apoio da comunidade do LinkedIn. Seu pedido era que qualquer pessoa que procurasse um candidato com “muita experiência em atendimento ao cliente, atendimento ao cliente e no setor de serviços” enviasse uma mensagem para que ele pudesse colocá-los em contato com Pete.

A ação deu resultado. Cinco dias após a publicação, o post de Patrick alcançou mais de 15 mil reações, mais de 700 comentários e 500 compartilhamentos de pessoas interessadas em ajudar.

Entre os comentários, estão diversas indicações de emprego para Pete, como balconista em uma mercearia, guia turístico e até mesmo a oportunidade de participar de grupo de aconselhamento liderado por um coach de carreira.

Até o próprio LinkedIn se mostrou interessado pela publicação: “Pete parece um funcionário de primeira linha! Mantenha-nos informados à medida que ele progride em sua jornada, bem como quaisquer dicas ou percepções que vocês aprenderem ao longo do caminho – isso pode ajudar aqueles em uma situação semelhante” se manifestou a plataforma.

A simples postagem de um filho querendo ajudar seu pai mostrou que uma rede social pode ir além de relacionamentos frios, mostrando empatia e humanidade em momentos difíceis como este de demissões em massa ocorrendo em vários setores.

Confira o post: