23/04/2021 - 0:33
Poucas horas de sono, ou seja, menos de 6 horas por dia, podem nos deixar doentes. Os pesquisadores já demonstraram que a falta de sono promove diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e depressão. Agora, um novo estudo descobriu que a falta de sono também aumenta o risco de desenvolver demência.
+ Exaustão e o sono podem afetar a disseminação de Covid-19, aponta estudo
Os pesquisadores analisaram os dados de mais de 2.610 indivíduos com mais de 65 anos de idade. Eles descobriram que pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm 30% mais chances de desenvolver demência.
risco é maior mesmo que nenhum outro fator social ou mental esteja presente. Aqueles que precisam de 30 minutos ou mais para adormecer à noite correm até 45% mais risco de desenvolver demência nos próximos 5 anos do que pessoas que adormecem rapidamente.Por outro lado, os pesquisadores não encontraram nenhuma conexão entre sono prolongado (mais de nove horas) e demência.
Os cientistas esperam que esses resultados motivem os profissionais médicos e psicólogos a também promover um sono saudável como medida preventiva para a demência. A falta de sono e a má qualidade do sono estão entre as queixas mais comuns, especialmente em pessoas com mais de 50 anos. Uma boa higiene do sono é o primeiro passo para um sono saudável.
Principalmente no início, não é fácil reconhecer os sintomas da demência. Perda de memória e confusão são os primeiros sinais da doença de Alzheimer. Muitos dos afetados relatam que é difícil para eles encontrar as chaves. Ou que de repente encontrem os controles da televisão na máquina de lavar. Eles têm dificuldade em conduzir uma conversa e muitas vezes se esquecem das palavras. Eles não conseguem mais preparar seus pratos favoritos, muitas vezes perdem o equilíbrio e tropeçam. Você não consegue encontrar o caminho de casa e esquece os nomes de amigos ou familiares
Quando estes primeiros sintomas aparecerem, você deve consultar um médico imediatamente. Ele pode executar vários testes e usar os resultados dos testes para fazer um diagnóstico.