14/05/2021 - 21:31
Em 18 de fevereiro, o rover Perseverance da NASA pousou em Marte, de lá para cá já fez diversas atividades em solo marciano. Agora, cerca de três meses depois, a China está iniciando os preparativos para sua sonda espacial Tianwen-1.
Em órbita no planeta vermelho desde fevereiro, com o rover chinês Zhurong a bordo, o veículo espacial pode pousar neste sábado. O período anunciado pela agência espacial chinesa CNSA para o pouso na região de Marte Utopia Planitia vai de sábado a próxima quarta-feira.
+ Perseverance, Esperança e Deus do fogo: a história da conquista de Marte
Cientistas chineses estão otimistas com o pouso planejado em Marte, de acordo com o jornal estatal Global Times. Afinal, o pouso da sonda espacial Chang’e 5 na lua em dezembro já foi bem-sucedido e as duas missões seriam muito semelhantes, segundo a publicação. O plano é que o Tianwen-1 entre na atmosfera marciana em cerca de nove minutos, desacelere de 4,9 quilômetros por segundo para quase zero e então pouse.
Os cientistas chineses também têm que sobreviver aos chamados “sete minutos de terror”. Isso geralmente significa o tempo entre a entrada na atmosfera e o pouso em Marte. De acordo com o especialista espacial chinês Pang Zhihao, este tempo pode variar dependendo do projeto da sonda e do tipo de manobra de pouso.
O termo “terror” decorre do fato de que toda a manobra de pouso deve ocorrer de forma autônoma. Os cientistas envolvidos só descobrem alguns minutos após o pouso se foi bem-sucedido. Os sinais correspondentes demoram cerca de 20 minutos para chegar à Terra e ao centro de controle da agência espacial chinesa. Parte da manobra de pouso é que a sonda paira 100 metros acima da superfície pouco antes de pousar e usa seus sensores, incluindo uma câmera de bordo, para procurar um local seguro para pousar.
Após o pouso, o Mars rover Zhurong, batizado em homenagem a um antigo deus do fogo na mitologia chinesa, permanecerá no planeta vermelho por pelo menos três meses marcianos e realizará diversas pesquisas. O veículo, que tem 1,85 metros de altura e pesa cerca de 240 quilos, examinará a atmosfera e o solo de Marte. Assim como o rover Perseverance da NASA, Zhurong também deve tirar fotos do planeta vermelho e mapear a superfície.