07/03/2025 - 17:22
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o Banco Central americano começou a “segunda revisão quinquenal” do arcabouço de política monetária na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) de janeiro. “Na revisão, vamos olhar a ideia de ter moderada inflação acima de 2% após período de inflação baixa”, disse.
O dirigente afirmou que o BC pretende considerar mudanças em sua declaração de consenso, que trata de objetivos de longo prazo e estratégia de política monetária, “e de nossa comunicação.”
Powell destacou que a declaração de consenso articula o arcabouço para a condução da política monetária em busca dos objetivos do Fed estabelecidos pelo Congresso. Segundo ele, serão consideradas lições dos últimos cinco anos e a atuação será adaptada, onde for apropriado, para melhor servir o povo americano. “A meta de longo prazo da inflação de 2% será mantida e não será foco da revisão.”
O presidente do Fed destacou que a sua intenção é encerrar a revisão do arcabouço de política monetária até o final do verão nos EUA. “Vamos observar a comunicação após reuniões do Fed. Vamos olhar de perto projeções econômicas trimestrais e comparar com o que outros bancos centrais fazem.” Ele fez os comentários no U.S. Monetary Policy Forum em Nova York, evento promovido pela University of Chicago Booth School of Business.