Acabou nesta quinta-feira, 11, o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento, que inclui QR Code, passa a utilizar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como número único e terá padrão nacional. A emissão ocorre em órgãos públicos, como no Departamento de Trânsito do Rio e unidades do PoupaTempo.

Quem recebe o documento impresso já pode acessar no app GOV.BR para emitir a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. O cidadão recebe a carteira de identidade física, e, depois, contará também com a carteira digital na palma da mão, no aplicativo gov.br.

O que é a CIN?

A Carteira de Identidade Nacional nasceu para unificar todos os principais documentos brasileiros em um só.

Certidão de nascimento, de casamento, identificação em órgãos como INSS, carteira de trabalho, CNH e CPF serão as informações que estarão tanto no documento físico, quanto na versão no aplicativo de celular.

O documento está disponível nos formatos físico e digital, com impressão em papel-moeda. Segundo o governo federal, a CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

Qual o prazo para eu fazer novo RG?

Ninguém vai precisar correr para tirar uma nova versão do documento. As carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas.

De acordo com o governo, os estados realizarão o planejamento para troca das carteiras de identidade de acordo com a capacidade operacional de cada Instituto. As informações estarão disponíveis nos respectivos órgãos responsáveis pela identificação.

Como tirar o documento? 

Até o momento, a nova carteira de identidade é emitida em 23 estados mais o Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.  

A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Porém, os Institutos de Identificação, periodicamente, fazem mutirões de cidadania para emissão da Carteira de Identidade.