22/06/2023 - 14:00
A precificação de carbono a nível global seria capaz de captar recursos da iniciativa privada para combater a mudança climática, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma cúpula em Paris nesta quinta-feira, 22.
“Temos que estender a precificação de carbono a nível global. Hoje, a precificação de carbono é a melhor ferramenta que temos para combater a poluição, e damos o poder de escolha aos poluentes: inove, ou pague”, afirmou a líder, traçando a meta global de cobrir ao menos 60% das emissões de carbono com os mecanismos de precificação.
Von der Leyen defende que, além da precificação, o mercado de títulos verdes deve ser outra prioridade a ser desenvolvida para proteger o planeta.
Ela diz que é preciso desenvolver um mercado de títulos verdes a nível global. Ela pondera que o mercado ainda é incipiente, e os países que já têm um mercado consolidado têm o dever de fornecer assistência aos países em desenvolvimento que ainda não o fortaleceram.
Durante o evento, a presidente da Comissão Europeia também conversou sobre a transição energética com lideranças mundiais.
Pela manhã, ela e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, conversaram sobre parcerias na busca por energia renovável. Além disso, ambas discutiram uma cooperação contínua para sancionar a Rússia pela guerra na Ucrânia e combater a evasão.