30/07/2024 - 18:45
O preço médio da gasolina nos postos do Brasil subiu 1,64% na segunda quinzena de julho, ante a primeira, a R$ 6,19 o litro, após um aumento dos preços da Petrobras no combustível vendido nas refinarias, apontou nesta terça-feira, 30, o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL).
+ Com dias mais quentes, consumo de energia no Brasil cresce 6,8% no 1º semestre
A Petrobras elevou em cerca de 7% o preço médio de venda da gasolina às distribuidoras a partir 9 de julho, no primeiro ajuste no combustível em oito meses.
O repasse dos ajustes de preços da gasolina da Petrobras nas refinarias aos consumidores finais, nos postos, depende de diversos fatores, como mistura de etanol, tributos e margens da distribuição e da revenda.
Os preços dos postos também sofrem influência de ajustes de refinarias privadas e de importações.
“O litro da gasolina aumentou ao longo do mês e iniciamos o segundo semestre com média acima de 6 reais para o combustível e preços mais altos em todo o país, cenário que deve se manter em agosto como reflexo do último reajuste (da Petrobras), impactando o bolso dos motoristas brasileiros”, disse em nota o diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina.
O etanol, concorrente direto da gasolina nas bombas, subiu 1,96% na segunda quinzena de julho ante a primeira, a R$ 4,16 o litro, apontou a pesquisa, com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log.