Os preços de carros novos, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso) tiveram queda de até 1,34% no mês de março, de acordo com levantamento da KBB Brasil. Os valores de carros 0km ano/modelo 2023 caíram 0,15 e os preços das opções ano/modelo 2022 ficaram estáveis.

Entre os veículos elétricos e híbridos, o modelo que teve maior variação de preços dos seminovos (até 3 anos de uso) foi o Volvo C40, lançado em 2022: 1,50%. O Renault Kwid E-Tech, lançado no ano passado, registrou uma queda de -7,58% no preço médio. 

+ Volkswagen Id.7 substitui Passat com motor 50% mais eficiente

“O problema é que atualmente boa parte das famílias brasileiras estão endividadas e/ou inadimplentes. Além disso, temos taxas de juros cada vez mais altas, fazendo com que a concessão de crédito fique ainda mais restrita. A limitação de crédito, somada à alta nos preços dos veículos e à estagnação do salário médio, diminuiu o poder de compra do brasileiro e, consequentemente, fez o mercado retrair”, explica Fernando Barros, gerente de Precificação e Validação da Cox Automotive do Brasil, em nota ao portal Motor Show.

Para Barros, no médio prazo, haverá uma continuidade no movimento de queda nos preços, com crédito restrito e taxas de juros elevadas.