03/09/2024 - 16:21
A gestora Rio Bravo Investimentos anunciou no final de agosto uma ação de despejo contra a WeWork do imóvel Girassol 555, localizado no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. O edifício abriga desde 2020 a sede da Quinto Andar, que se apresenta em seu site oficial como “a maior imobiliária digital do Brasil”.
A ação ocorre em meio a outras movidas contra a empresa de escritórios compartilhados WeWork. O Vini Offices FII e o HBR Realty também divulgaram na última semana que iniciaram a tentativa de reaver imóveis após a WeWork paralisar os pagamentos de aluguéis há pelo menos três meses.
+HBR Realty entra com ação de despejo contra WeWork em empreendimento em São Paulo
Procurado, o Quinto Andar preferiu não se manifestar, informando apenas que “segue operando normalmente”. A imobiliária ocupa a maior parte do prédio, que é administrado pela WeWork e pertence a um fundo imobiliário da Rio Bravo. Outra sublocatária da WeWork no espaço é a fintech Wise, que tampouco quis comentar o assunto.
Em nota, a WeWork afirmou que desconhece qualquer ação de despejo. “A empresa segue operando em sua totalidade em todos os prédios no Brasil. Nossas ações temporárias têm o objetivo de acelerar as conversas para chegar a resoluções que sejam do melhor interesse de todo o nosso ecossistema, mutuamente benéficas e que estejam mais bem alinhadas com as condições atuais do mercado”, disse a multinacional.
Crise da WeWork
Em crise ao redor do mundo, a WeWork no Brasil não escapou dos problemas financeiros, que fez a matriz entrar com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos no ano passado, com dívidas de US$ 18 bilhões.
A WeWork é uma multinacional com sede em Nova Iorque, responsável por fornecer e administrar espaços de escritório compartilhado. Com seu sistema, é possível alugar um escritório ou apenas uma mesa, por períodos curtos, como dias ou semanas, de modo a alcançar maior flexibilidade do que com contratos tradicionais.
O Girassol 555
Localizado no número 555 da Rua Girassol, o complexo alvo da ação de despejo movida pela Rio Bravo Investimentos abriga três torres de cinco andares cada uma. A informação aparece pública no site da imobiliária SP Corporate.
Construído em 2019, o complexo conta com 113 m². No começo de 2020, foi noticiado que ele abrigaria o Quinto Andar, sob administração da WeWork. Anteriormente, a imobiliária já tinha sede em outro prédio da gestora de escritórios compartilhados, localizado na Avenida Paulista.
No site da WeWork, há espaços nos prédios disponibilizados para aluguel. Uma vaga em mesa compartilhada para trabalho é anunciada por R$ 120.
Procurada pela reportagem, a Rio Bravo informou que a ação de despejo segue em andamento, sem dar mais detalhes. Em nota, informou que o fundo detém 34,81% da propriedade e que a WeWork representa menos de 10% do FII RCRB11.