21/07/2020 - 15:12
Se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprir a ameaça de enviar tropas federais para Nova York para combater o aumento do crime, a cidade vai bloquear a ordem no tribunal, disse o prefeito Bill de Blasio nesta terça-feira (21).
Na semana passada, o Departamento de Segurança Interna enviou vários agentes federais e de fronteira, alguns com uniformes camuflados, para Portland, Oregon, para enfrentar manifestantes que protestavam contra o racismo sistêmico no país.
Vídeos mostraram policiais à paisana prendendo manifestantes e colocando-os em veículos não identificados. Embora a maioria tenha sido libertada, a governadora do Oregon, Kate Brown, parlamentares e outros críticos compararam seu desempenho ao da “polícia secreta” nas sociedades mais repressivas.
Trump disse na segunda-feira que poderia fazer o mesmo em outras cidades com governos democratas, onde ele diz que seus prefeitos são incapazes de controlar o crime.
“Se ele tentar, isso criaria mais problemas, seria contraproducente, não aumentaria a segurança e imediatamente tomaríamos medidas legais para detê-lo”, disse o prefeito de Nova York em entrevista coletiva.
“Do meu ponto de vista, esse seria outro exemplo das ações ilegais e inconstitucionais do presidente”, acrescentou.
A intervenção da polícia federal em Portland causou indignação e dúvidas sobre sua legalidade. O estado de Oregon processou o Departamento de Segurança Interna por violações de direitos humanos.
O governador disse que a atuação dos agentes foi apenas propaganda e pediu que eles fossem embora. Desde que George Floyd, um negro, foi morto por um policial branco em Minneapolis em maio, Trump se refere aos manifestantes como radicais de esquerda que querem destruir o país, além de defender a polícia, tuitando com frequência a expressão “Lei e Ordem”.
Para os democratas, trata-se de uma manobra política para criar um problema e mostrar uma resposta rígida para impressionar seus apoiadores conservadores antes das eleições de novembro, cuja campanha de reeleição se enfraquece com o agravamento da pandemia e a recessão econômica no país.
“Estamos observando Chicago e Nova York”, disse Trump a jornalistas na segunda-feira, antes de também citar Baltimore, Filadélfia e Detroit.
“Veja o que está acontecendo. Todos governados por democratas esquerdistas, todos governados pela esquerda radical. Não podemos deixar isso acontecer”, acrescentou.
Ainda na segunda-feira, prefeitos de seis grandes cidades – Atlanta, Washington, Seattle, Chicago, Portland e Kansas City – disseram em uma carta ao procurador-geral William Barr e ao secretário interino de Segurança Interna, Chad E. Wolf, que a atuações militares não solicitadas violam a Constituição.
Segundo a imprensa local, o Departamento de Segurança Interna se prepara para enviar 150 policiais a Chicago nesta semana, depois de confrontos entre agentes e manifestantes que tentam derrubar a estátua de Cristóvão Colombo.
Os protestos em Nova York têm sido amplamente pacíficos, mas a cidade enfrenta um aumento no crime que as autoridades atribuem às reformas policiais implementadas após a morte de Floyd.