Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 26, pela Americanas, a varejista registrou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões entre janeiro e setembro de 2023, O dado reflete uma redução de 23,5% em relação ao prejuízo líquido registrado nos nove primeiros meses de 2022, quando as perdas foram de R$ 6,02 bilhões. Para um analista de negócios consultado pela Istoé Dinheiro, a divulgação traz mais confiança à uma possível recuperação da empresa, mas não em 2024.

+Justiça homologa pedido de recuperação judicial da Americanas

Cabe ressaltar que a companhia divulgou seu balanço financeiro de forma atrasada, já que balanços foram suspensos após o escândalo contábil que envolveu a empresa no início em 2023, quando a Americanas entrou com pedido de recuperação judicial por conta de um déficit contábil de mais de R$ 20 bilhões.

Nos três primeiros trimestres do ano passado, a receita líquida da empresa caiu 45%, ficando em R$ 10,3 bilhões. A principal razão para a baixa na receita foi a forte diminuição nas vendas realizadas pelos canais digitais da companhia, que caíram 77% em relação aos nove primeiros meses de 2022.

“No digital, onde se concentram as vendas de tickets mais altos, houve um abalo de confiança. Os clientes tinham preocupação em relação às entregas dos produtos e os sellers (vendedores) ficaram temerosos de não receber os repasses pelas vendas realizadas” , comunicou a empresa em relatório.

Ao divulgar seu balanço, a Americanas afirmou também que houve uma mudança de estratégia de negócios, visando aumentar sua rentabilidade. A varejista diz ter reduzido vendas da categoria 1P, quando o comerciante vende o seu produto pelo marketplace e é a Americanas quem fica responsável por todo o processo de venda e entrega, migrando algumas categorias de produtos para a categoria 3P, quando é a empresa que realiza processos de venda e entrega.

Na avaliação da companhia, a estratégia prioriza as operações de maior rentabilidade e a redução de queima de caixa operacional. Dessa maneira, essa categoria aumentou para 65% sua participação no total de vendas, contra 51% em 2022.

Dívidas da Americanas

No encerramento do terceiro trimestre de 2023, as dívidas líquidas da Americanas eram de R$ 33,4 bilhões, um aumento de 10,6% em relação a setembro de 2022.

A dívida bruta divulgada foi de R$ 38 bilhões. Para a Americanas, o endividamento em tendência de redução relevante com o andamento do Plano de Recuperação Judicial, homologado pela Justiça do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 26.

A Americanas pode se recuperar?

Na opinião do especialista em investimento em startups e Ceo da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, Rafael Kenji, é improvável que a Americanas se recupere totalmente em 2024. No entanto, o relatório apresentado pela companhia, que apresentou redução do prejuízo, apresenta um maior grau de confiança devido ao aumento do critério de fiscalização e reajustes realizados pela empresa após as inconsistências contábeis.

“A recuperação da Americanas não é dependente apenas da gestão e governança dos controladores da empresa, mas do mercado e estratégias de digitalização, marketing e experiência do usuário”, avalia Kenji.

No relatório apresentado, a empresa cita desafios na retomada das vendas digitais, onde se concentram as vendas de tíquetes mais altos, segundo Kenji. O problema, diz o analista, é que o escândalo contábil abalou também a confiança do consumidor.

“Uma estratégia de reconquista da confiança do cliente com foco na usabilidade e facilidade de compra e recebimento da mercadoria é primordial para a retomada da empresa”, opina.

Outro fator que pode contribuir com a recuperação da Americanas está no aquecimento da economia, mesmo que de forma tímida. Para Kenji, há clara tendência de queda dos juros no País e o mercado enxerga uma aceleração nas vendas do varejo.

“É difícil que o setor volte a ser como era antes, sendo o ano de 2024 um período de transição. Porém, a queda dos juros aumenta o poder de compra do consumidor e diminui custos para fornecedores, gerando esperança de melhora no setor”, complementa.

Empresa que fez auditoria da Americanas não opina sobre balanço

A BDO, empresa que fez a auditoria dos balanços da Americanas referentes aos nove primeiros meses do ano passado, se absteve de emitir opinião sobre a fidedignidade das informações. Segundo a empresa, a recuperação judicial da rede e as várias incertezas relativas ao processo não permitiram que a auditoria reunisse os elementos necessários para emitir uma opinião.

“Não nos foi possível reunir evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir se a utilização do pressuposto de continuidade operacional é apropriada, nem tampouco quais seriam os efeitos sobre os saldos (individuais e consolidados) dos ativos, passivos e elementos componentes das informações contábeis intermediárias, individuais e consolidadas, do resultado, dos resultados abrangentes, das mutações do patrimônio líquido, dos fluxos de caixa e do valor adicionado (informação suplementar), caso as informações contábeis intermediárias, individuais e consolidadas, não fossem preparadas considerando esse pressuposto”, diz o relatório da BDO, assinado por Robinson Meira.