Após mais de um ano que Elon Musk adquiriu o Twitter, a plataforma registra prejuízo, perda de valor e menos usuários.

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Usuários

Desde outubro de 2022, mês em que foi formalizada a aquisição por Elon Musk, o uso do antigo Twitter (agora denominado de X) globalmente caiu 15% para 174 milhões de usuários ativos, de acordo com dados da empresa de monitoramento de aplicativos Sensor Tower.

No entanto, segundo divulgado pelo The Guardian, a plataforma afirma que 250 milhões de pessoas usam X todos os dias, com 550 milhões de visitas todos os meses, e que “o tempo médio diário gasto na plataforma” e os “minutos diários de utilizadores ativos” aumentam ano após ano.

Mas, para a Insider Intelligence, o Twitter pode perder até 32 milhões de usuários até 2024 e 8 milhões apenas nos Estados Unidos.

Valor de mercado e receita

Adquirida por US$ 44 bilhões, a plataforma está avaliada atualmente na Nasdaq, bolsa dos Estados Unidos, em cerca de US$ 41 bilhões.

A companhia tem gerado desconfiança em parte do mercado. Em meio a esse movimento, a gestora de fundos Fidelity diminuiu em 71,5% a sua participação na companhia, entre novembro de 2022 e novembro de 2023.

Sobre os resultados da empresa, os números oficiais mais recentes são os do segundo trimestre de 2022, quando o Twitter teve uma receita de US$ 1,17 bilhão, uma alta sobre os US$ 1,2 bilhão dos meses anteriores. O lucro de US$ 513 milhões, no entanto, passou para um prejuízo líquido de US$ 270 milhões.

Os dados mais recentes não estão disponíveis ao mercado. Assim que comprou a plataforma, Musk fechou o capital da empresa (ou seja, ela deixou de ser listada na bolsa de valores e, portanto, não fica mais sujeita a regras como publicação de números periodicamente), conforme lembram especialistas do Investing.com.