COPENHAGUE (Reuters) – A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, testou negativo em um teste de drogas que fez após a publicação de um vídeo na semana passada que a mostrava festejando com amigos, informou o gabinete da premiê nesta segunda-feira.

Vídeos de Marin, de 36 anos, em uma festa com celebridades finlandesas começaram a circular nas redes sociais na semana passada e logo foram publicados por vários meios de comunicação na Finlândia e no exterior. Na quinta-feira, a premiê disse que estava chateada com o fato de vídeos dela dançando em festas particulares terem sido divulgados online, pois deveriam ser vistos apenas por amigos.

Primeira-ministra da Finlândia dança em festa e sofre crítica; veja o vídeo

Marin, que se tornou a líder governamental mais jovem do mundo em dezembro de 2019, concordou na sexta-feira em fazer o teste de drogas, dizendo que nunca havia usado drogas e que não tinha visto ninguém fazendo isso na festa em que participou.

A líder social-democrata também afirmou que sua capacidade de desempenhar suas funções oficiais permaneceu intacta na noite de sábado em questão e que ela teria deixado a festa se fosse obrigada a trabalhar.

Alguns finlandeses manifestaram apoio a Marin e outros levantaram questões sobre seu julgamento.

(Reportagem de Jacob Gronholt-Pedersen)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7L0OP-BASEIMAGE