25/06/2015 - 11:11
O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras se declarou nesta quinta-feira confiante que vai alcançar um compromisso com os credores da Grécia, a cinco dias para que o país possa entrar em default.
“A história europeia está cheia de desacordos, negociações e depois compromissos. Portanto, depois de uma completa oferta grega, estou confiante que alcançaremos um compromisso que ajudar a zona do euro e a Grécia a superarem a crise”, afirmou, ao chegar para a cúpula de chefes de Estado e de Governo da União Europeia em Bruxelas.
Pouco antes, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, também previu “um final feliz” para as negociações com a Grécia e seus credores internacionais.
“O trabalho segue adiante; ainda pode exigir muitas horas, apesar de ter convicção que, ao contrário das tragédias de Sófocles, esta história terá um final feliz”, declarou o dirigente à imprensa.
Os ministros das Finanças da zona do euro se reúnem nesta quinta-feira em Bruxelas sem que a Grécia e seus credores – União Europeia e Fundo Monetário Internacional – tenham alcançado um entendimento que permita aprovar um acordo.
De acordo com fontes europeias, o Eurogrupo analisará duas propostas rivais, uma das instituições credoras e outra da Grécia.
Mas o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schauble, afirmou que a Grécia e seus credores estão “ainda mais afastados”.
“Os gregos deram mais passos para trás. As posições estão ainda mais afastadas”, disse o ministro.