O primeiro-ministro do governo líbio reconhecido internacionalmente, Abdullah al Theni, anunciou sua demissão na noite desta terça-feira, durante uma entrevista na televisão, informou a agência oficial de notícias LANA.

“O premier líbio, Abdullah al Theni, anunciou (…) ao vivo sua demissão” durante uma entrevista na TV, afirmando que apresentará “oficialmente a renúncia ao Parlamento no domingo”, revelou a agência.

“Se minha demissão é a solução, então anuncio ela aqui e agora”, declarou o chefe de governo líbio, que escapou em maio passado de uma tentativa de assassinato em Tobruk, no leste do país.

O anúncio ocorre no mesmo dia em que se realizou uma nova rodada de negociações de paz em Genebra, sob a direção do enviado das Nações Unidas para a Líbia, Bernardino León, visando um acordo para se obter um governo de unidade nacional.

O Parlamento reconhecido pela comunidade internacional tem sua sede em Tobruk, enquanto a coalizão de milícias Fajr Libya controla Trípoli, onde foi instalado outro governo e um segundo Parlamento.

A Líbia está mergulhada no caos desde a queda do presidente Muammar Kadhafi, em 2011.