Muito mais do que ensinar e simplesmente avaliar, a escola deve investir no desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para aplicar o conhecimento adquirido e para contribuir com a sociedade na qual estão inseridos. A formação deve ir muito além da sala de aula.

A Escola Concept de São Paulo leva estudantes e educadores a assumir novos papéis no processo da educação. Na Concept, o papel do aluno passa a ser o de agente do seu próprio aprendizado, trabalhando de forma colaborativa e compartilhada, enquanto o professor assume o papel de treinador (coach), tornando-se a pessoa que estabelece metas de desenvolvimento e direciona o aprendizado por meio de projetos e atividades dentro do conteúdo programático.

Priscila Torres, diretora da Concept, explica que os estudantes da instituição têm a oportunidade de desenvolver, trimestralmente, entre três e cinco projetos interdisciplinares. Dessa forma, a escola cumpre as orientações do Ministério da Educação e Cultura (MEC), bem como as do Fieldwork Education, entidade que há mais de 30 anos contribui para elevar o nível e a qualidade do ensino de escolas em todo o mundo.

Desenvolvimento humano

Os estudantes também participam de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades nas áreas de empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, voluntariado, sustentabilidade, cidadania, robótica, arte circense, oratória e jornalismo, entre outros.

“A escola de hoje deve preparar o estudante para um mundo global, volátil e complexo.

E a melhor forma de fazer isso é levando os estudantes a participar ativamente de todo o processo de aprendizagem”, diz a diretora.


4 eixos contextualizadores da Concept

A proposta pedagógica da Escola Concept tem como base:

1. Empreendedorismo: Busca levar o estudante a ter autonomia para entender e solucionar problemas

2. Sustentabilidade: Meio-ambiente e cidadania devem ser levados em conta em todas as decisões e atitudes dos alunos

3. Colaboração: Ideia que faz com que todos trabalhem juntos por um objetivo comum. Ninguém sozinho tem todas as respostas

4. Fluência digital: Busca desenvolver uma forma crítica e criativa de lidar com a tecnologia. A Concept é trilíngue, com ensino em português, inglês e linguagens de programação