O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, visitou nesta terça-feira (18) a cidade de Avdiivka, um dos principais pontos da frente leste da batalha, anunciou a assessoria de imprensa do governo.

“Tenho a honra de estar aqui hoje, agradecê-los por seu serviço, pela defesa de nossa terra”, afirmou Zelensky aos militares em Avdiivka, segundo a presidência.

A assessoria de Zelensky publicou fotografias e um vídeo da visita, pouco depois do anúncio feito pelo Kremlin de uma visita surpresa de Vladimir Putin às zonas ocupadas da Ucrânia.

As imagens mostram o presidente ucraniano com um um moletom preto, sem colete à prova de balas ou capacete, primeiro a céu aberto com os militares e depois em um hangar industrial onde entregou condecorações do Estado aos soldados.

O vídeo também mostra veículos, possivelmente do comboio presidencial, circulando pelas ruas entre prédios destruídos ou danificados.

“Eu desejo a vocês apenas a vitória, o que desejo a todos os ucranianos”, afirmou Zelensky aos militares. “Com pessoas tão fortes, após a vitória, tenho certeza de que juntos vamos reconstruir a Ucrânia”, acrescentou.

A cidade de Avdíivka, perto de Donetsk, capital regional ocupada, está há meses entre os pontos de maior tensão da região de mesmo nome, que o exército russo deseja controlar por completo.