11/07/2015 - 19:24
O presidente colombiano Juan Manuel Santos parabenizou neste sábado o início do plano de retirada de minas conjunta entre seu governo e a guerrilha das Farc, acertado pelos diálogos de paz e que começou como previsto esta semana no noroeste do país.
“É a primeira vez na história do planeta que um exército acerta com seus inimigos trabalhar juntos para retirar minas de uma área”, destacou o presidente durante um encontro de ministros.
“O mundo todo está observando e está apreciando. Esse plano piloto é oq ue vamos utilizar Deus queira para desminar este país, que é um dos países com mais minas do mundo inteiro”, afirmou Santos.
O acordo de desminamento humanitário foi alcançado pelo governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) dentro das conversações de paz que mantêm em Cuba desde novembro de 2012.
Colômbia ‘eo segundo país do mundo com mais minas, depois do Afeganistão.
As minas, espalhadas ao longo do conflito armado, estão presentes e mais da metade dos municípios colombianos e deixaram desde 1990 mais de 11.000 vítimas, entre mortos e feridos.