O até então ministro do Interior francês, Manuel Valls, foi nomeado nesta segunda-feira pelo presidente François Hollande para assumir um “governo de combate”, no dia seguinte a uma verdadeira derrota da esquerda nas eleições municipais.

Afirmando ter entendido o “descontentamento” e a “decepção” dos franceses na votação de domingo, que confirmou a vitória da direita e o crescimento histórico da extrema-direita, o chefe de Estado “deu a Manuel Valls a missão de conduzir o governo” após a renúncia de Jean-Marc Ayrault, primeiro-ministro desde 2012.

“A recuperação do país é essencial; a do nosso aparelho produtivo, de nossas contas públicas, de nossa influência na Europa e no mundo”, acrescentou o presidente.

Ele prometeu “uma equipe unida, coerente e coesa”, descrita como “um governo de combate”, para “dar força para a economia”.

François Hollande, em seu mais baixo nível de popularidade, reiterou o objetivo de estabelecer um “pacto de responsabilidade” entre o Estado e as empresas.

“Menos encargos para as empresas, especialmente sobre os baixos salários e, em troca, mais contratações e mais investimentos”, argumentou o presidente.

Ele também anunciou “uma redução dos impostos aos franceses e contribuições mais baixas a serem pagas pelos assalariados”.

kat/thm/sym/mr/dm