O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, se reunirá pela primeira vez com seu colega chinês, Xi Jinping, no próximo sábado em Cingapura, anunciou nesta terça-feira a Presidência taiwanesa.

Os dois chefes de Estado conversarão sobre suas respectivas posições sobre temas bilaterais, com a intenção de “assegurar a paz”, explicou o porta-voz de Ma, Charles Chen, destacando que não serão assinados acordos, nem haverá declaração conjunta.

A China ainda considera Taiwan parte de seu território, com reunificação pendente.

As relações melhoraram desde a chegada ao poder em Taiwan de Ma em 2008. Seu partido, o Kuomitang (KMT), mantém vínculos com Pequim.

Ma deixará o cargo no ano que vem, depois de dois mandatos presidenciais, o máximo que a lei local permite. A principal formação opositora, o Partido Progressivo Democrático (DPP), com uma atitude mais desconfiada com relação à China, é o favorito para vencer nas eleições de janeiro.

O porta-voz do presidente taiwanês informou que o objetivo do encontro é “garantir a paz e manter o status quo do estreito de Taiwan” que separa os dois países.