Um preso foi notavelmente autorizado a sair pela porta da frente de uma prisão do estado de Washington, nos EUA, depois de enganar os guardas fazendo-os pensar que ele era seu companheiro de cela – que deveria ser libertado naquele dia.

Brian Francisco Roman, 26, continua foragido após sua fuga não tão sutil da prisão do condado de Cowlitz na segunda-feira, disse o escritório do xerife.

+ Justiça russa mantém jornalista americano na prisão por acusações de espionagem

Ele teve uma ideia depois que um agente penitenciário foi até sua cela para entrar em contato com o preso agendado para soltura, mas encontrou os três homens – incluindo Roman – dormindo.

Quando o policial chamou o preso, cuja identidade está sendo retida pela polícia, Roman – originalmente preso por tráfico de drogas – alegou ser a outra pessoa e foi com o guarda para ser processado fora da custódia, disse o escritório do xerife.

Roman recebeu então os pertences de seu companheiro de cela, incluindo suas roupas, chaves e carteira, que continha sua identidade e cartão de débito.

Ele também assinou a papelada de dispensa falsificando o nome do outro preso, de acordo com as autoridades.

Uma imagem de vigilância mostra Roman segurando alguns formulários ao sair da prisão vestido com as roupas de seu companheiro de cela.

Os guardas da prisão só perceberam a confusão quando o colega de cela de Roman os chamou e perguntou quando ele seria solto. Não está claro se ele é suspeito de ajudar na fuga de seu companheiro de cela.

Em sua defesa, os funcionários da prisão alegaram que Roman e seu companheiro de cela têm características físicas semelhantes.

Um mandado de prisão foi posteriormente emitido para a prisão de Roman, acrescentando acusações de fuga, representação criminal, falsificação e roubo.

As autoridades dizem que ele foi visto pela última vez vestindo um moletom azul, uma camisa preta, calça de moletom cinza e chinelos marrons.