A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, teve um vídeo seu publicado na internet nesta quarta-feira (17). Nele, ela aparece dançando em uma festa com amigos.

Em uma coletiva de imprensa, Marin afirmou que estava tendo um momento animado com os amigos e que tudo o que fez foi legal.

+Bolsas da Europa fecham em alta, com apoio de petroleiras e digerindo CPI forte

“Não tenho nada a esconder. Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais”, disse. “Confiei que, como os vídeos são privados e filmados num evento privado, não seriam publicados”, acrescentou.

Apesar de sua defesa, muitos criticam a mandatária por conta de sua vida social. Ela já foi acusada de frequentar muitos festivais de música e não trabalhar. Além disso, opositores a acusam de passar uma imagem pouco confiável para uma líder de governo. 

No vídeo também aparecem outras figuras da política finlandesa como o deputado social-democrata Ilmari Nurminen, além de personalidades como a cantora Alma e a irmã, Anna, a fotógrafa Janita Autio, a apresentadora Tinni Wikström, a locutora Karoliina Tuominen e o estilista Vesa Silver. 

Em um momento do vídeo pode ser identificado alguém gritando “cocaína”. O que levou o deputado Mikko Kärnä, do Partido de Centro, pedir que a mandatária fizesse um teste de drogas e publicasse o resultado. 

Marin já havia sido criticada por frequentar uma casa noturna, em dezembro de 2021, depois de ter tido contato com uma pessoa com Covid-19. “Agi de forma errada. Deveria ter tido mais cuidado nesta situação”, disse na época.