Um novo meio de transporte que está sendo anunciado como a “primeira moto voadora do mundo” foi lançado oficialmente no Japão – com um preço online de quase US$ 555.000 (R$ 3 milhões aproximadamente), de acordo com o site da empresa.

O “cruzador aéreo de luxo” XTURISMO de 3,6 metros de comprimento – inspirado no universo “Star Wars” – foi desenvolvido pela empresa de aeronaves AERWINS.

+ Empresa de motos voadoras inspiradas em ‘Guerra nas Estrelas’ abre capital

O veículo de 300kg, finalista do Edison Awards de 2023, foi projetado para extrair energia de dois grandes rotores centrais movidos a um motor Kawasaki a gás de 228 cavalos de potência.

Potência adicional vem de uma bateria elétrica que alimenta quatro ventiladores nas bordas externas do veículo que fornecem estabilidade ao passeio.

A bicicleta – anunciada como “uma manifestação do sonho da mobilidade aérea” – pode atingir velocidades que variam de 80 a 100 km/h.

“Trazendo ficção científica à vida: imagine um mundo onde os humanos reinam livremente nos céus. Com certeza, a vida seria mais livre”, diz a descrição oficial. “Expanda suas ideias sobre transporte, experimente o mundo como nunca antes. Seja pioneiro na próxima geração de transporte. A XTURISMO foi criada pensando nisso. Uma nova jornada começa.”

A moto tem uma semelhança com as speeder bikes usadas pelo Império Galáctico para perseguir Luke Skywalker (Mark Hamill) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) pelas florestas do planeta Endor na sexta parcela da franquia, “Retorno de Jedi” de 1983. ”

Em junho de 2022, a AERWINS anunciou o lançamento global do XTURISMO Limited Edition na conferência Top Marques Monaco de dezembro, e seu desempenho no Detroit Auto Show da América em setembro também foi bem recebido em todo o mundo, de acordo com representantes da marca que disseram que estão “atualmente recebendo pedidos e consultas de todo o mundo.”

Infelizmente, os fãs de “Guerra nas Estrelas” e outros que estão ansiosos para participar de sua própria perseguição ficarão com o coração partido ao saber que as bicicletas voadoras estão disponíveis apenas no Japão – e são limitadas a testes em uma pista de corrida fechada.

No entanto, o cruzador aéreo – aclamado como uma das “19 histórias científicas mais alucinantes de 2022” pela BBC Science – poderia eventualmente ser usado para auxiliar em operações de resgate, socorro a desastres e inspeções de infraestrutura, de acordo com seus criadores.

Um vídeo divulgando o XTURISMO Limited Edition apresenta o veículo pairando sobre as águas do Lago Yamanaka com o icônico Monte Fuji japonês ao fundo.

“Ao publicar este vídeo, esperamos que os espectadores sejam movidos pela beleza natural de Yamanashi”, disseram os representantes da marca em um comunicado, “e sintam a expectativa e a emoção da mobilidade futura que pode ser alcançada por meio de nossas capacidades tecnológicas.”