O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou nesta quinta-feira a convocação de eleições legislativas para 18 de maio, o que dá início a uma campanha dominada por dois temas: clima e economia.

“Vivemos no melhor país do mundo, cujo futuro depende de uma economia forte”, declarou Morrison, que espera levar o Partido Liberal a uma terceira vitória consecutiva e renovar seu mandato de primeiro-ministro, cargo que exerce desde 24 de agosto de 2018.

As pesquisas apontam uma importante vantagem do Partido Trabalhista, comandado pelo ex-líder sindical Bill Shorten.

Mas as eleições australianas geralmente são acirradas e decididas por uma diferença menor de 20 cadeiras no Parlamento.

Antes de anunciar a data das eleições, Morrison divulgou um vídeo no qual aparece ao lado de sua família e convida os compatriotas a prosseguir no mesmo caminho.

“A verdadeira questão é: em que país queremos viver nos próximos 10 anos”, disse.

O Partido Trabalhista tentará conquistar os eleitores de centro, descontentes com o fato de Morrison ter substituído no cargo de primeiro-ministro Malcom Turnbull, o líder moderado liberal que venceu as eleições de 2016.

Em sua primeira mensagem eleitoral, o líder trabalhista Bill Shorten afirmou que apenas seu partido pode garantir “igualdade de oportunidades” aos australianos.