Localizado no continente africano, o Nabta Playa fica a cerca de 1.000 Km ao sul da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Foi construído há mais de sete mil anos, tornando-o o mais antigo círculo de pedras do mundo – e possivelmente o mais antigo observatório astronômico da Terra.

+ NASA lança quase 3 toneladas de lixo no espaco. Há risco para a vida na terra?

Esta construção consiste em grandes alinhamentos de pedras que indicavam o surgimento de certas estrelas em determinadas épocas do ano e um calendário cíclico que indica a direção do solstício de verão.

McKim Malville, professor emérito da Universidade do Colorado e especialista em astronomia, disse à revista Astronomy Magazine que esta foi a primeira tentativa dos seres humanos de estabelecer uma conexão séria com os céus. “Foi o início da astronomia observacional”.

O povo de Nabta Playa viajava através do Saara, muitas vezes de um lago para outro, levando os seus animais para pastar e beber. Eles usavam as estrelas para viajar pelo deserto para localizar pequenos poços como o de Nabta Playa, que tinha água durante quatro meses por ano.