25/01/2021 - 16:45
Uma startup israelense realizou com sucesso o primeiro transplante de córnea artificial do mundo, restaurando a visão de um homem de 78 anos que era cego havia 10 anos. O procedimento foi realizado por Irit Bahar, chefe da oftalmologia do Beilinson Hospital, localizado em Petah Tikva, Israel.
O implante, denominado KPro, é feito de um nano-tecido sintético não degradável e pode substituir uma córnea deformada ou opaca. O dispositivo é colocado sob a conjuntiva, uma membrana fina que cobre a superfície da pálpebra e a parte branca do globo ocular.
+ Fiocruz diz que negocia importação de vacinas, mas que quantidade está indefinida
O resultado foi muito comemorado pela equipe do hospital já que o avanço oferece um novo movimento para o campo de transplante de órgãos. Os transplantes de córnea são procedimentos comuns para restaurar a visão, mas só podem ser feitos com córnea de um doador, para a qual a demanda é alta.
A startup CorNeat ganhou aprovação para testes clínicos em julho do ano passado. Segundo a empresa, o procedimento foi “relativamente simples” e a operação durou menos de uma hora. A expectativa da startup é que o procedimento permita que milhões de pacientes cegos em todo o mundo recuperem a visão.