Pela primeira vez, um antibiótico tratou com eficácia e durabilidade a síndrome do intestino irritável (SII), que afeta cerca de 30 milhões de americanos e numerosas pessoas no mundo, segundo estudo publicado nesta quarta-feira.

O antibiótico Xifaxan, do laboratório americano Salix Pharmaceutical, já foi autorizado pela agência americana de regulamentação de medicamentos e produtos alimentares (FDA) contra a diarreia do viajante e a encefalopatia hepática.

Os resultados de dois testes clínicos, que fazem parte do estudo, confirmam também o papel significativo na síndrome das bactérias da flora intestinal – uma hipótese polêmica, avançada há vários anos, dizem os autores da pesquisa, divulgada na edição de 6 de janeiro do New England Journal of Medicine.

Os resultados dos testes clínicos, realizados em 1.200 pacientes com a síndrome, mostram que o Xifaxan permite aliviar sintomas, sem riscos, destaca o Dr Mark Pimentel, do centro médico Cedars-Sinai de Los Angeles (Califórnia, oeste), coordenador e principal autor dos trabalhos.

“Durante anos, as opções de tratamento foram extremamente limitadas”, precisou.

“Com frequência, até então, os pacientes com esta síndrome respondiam mal aos tratamentos propostos, como a mudança do regime alimentar e o uso de fibras como complemento, enquanto que, com o antibiótico sentem-se melhor e o bem-estar continua, mesmo depois de parar de tomá-lo”, destaca o médico.

“Isto significa que agimos, com este antibiótico, na causa da doença”.

js/sf/sd