15/03/2022 - 15:58
Os primeiros-ministros polonês, tcheco e esloveno chegaram a Kiev nesta terça-feira (15) de trem para reafirmar o “apoio inequívoco” da União Europeia (UE) à Ucrânia, anunciou o chefe de governo polonês, Mateusz Morawiecki.
“Devemos parar esta tragédia que se desenrola no Leste o mais rápido possível. É por isso que, juntamente com o vice-primeiro-ministro [polonês] Jaroslaw Kaczynski, e os primeiros-ministros Petr Fiala [tcheco] e Janez Jansa [esloveno], estamos em Kiev”, escreveu Morawiecki no Facebook.
O governo polonês havia anunciado na manhã desta terça que os três dirigentes estavam a caminho da capital ucraniana “na qualidade de representantes do Conselho Europeu para se encontrar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o primeiro-ministro Denys Shmyhal”, diz o texto oficial.
O objetivo da visita é “reafirmar o apoio inequívoco do conjunto da União Europeia à soberania e à independência da Ucrânia”, acrescentou Morawiecki.
Esta viagem se dá no momento em que a Rússia realiza ataques contra alvos em toda a Ucrânia, e quando as duas partes retomaram as conversas para pôr fim a quase três semanas de guerra.