31/12/2023 - 9:00
Se você está pensando em investir em um negócio próprio em 2024, o setor de franquias pode ser uma boa alternativa. Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só neste ano, o setor deve crescer 17% em faturamento. E alguns segmentos do franchising devem se destacar no ano que vem.
+Setor de franquias gera 160 mil novos empregos no Rio no primeiro semestre
Antes de apresentá-los, cabe ressaltar que especialistas no setor apontam 2023 como um ano de recuperação do franchising. Para Américo José, sócio-diretor da Cherto Consultoria, o desempenho das franquias no geral neste ano foi positiva.
“Foi um ano focado na recuperação e na conscientização. De retomada e amadurecimento, tanto para franqueadoras e franqueados. Podemos também mencionar uma melhora na relação entre as partes, na área estratégica e para fatores mais éticos e realistas”, destaca.
Em 2022, o faturamento de todo o setor de franquias foi de R$ 211 bilhões. Ao projetar um crescimento de 17% sobre o resultado do ano passado, a entidade estima um faturamento de R$ 246 bilhões.
Tendências de negócios por segmentos
Para Américo José, apesar de todos os segmentos apresentarem boas oportunidades de negócio, alguns podem se destacar. Ele cita, por exemplo, a área de saúde e beleza, além de educação e cursos específicos.
“O segmento de saúde e beleza tende a ter um bom crescimento em 2024. Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com a sua saúde e o seu visual. É um comportamento do consumidor atual. Esse segmento deve abrir muitas lojas. Ainda em saúde, o destaque é para franquias de clínicas populares, estética, e de linhas de tratamentos”, orienta.
Ainda segundo Américo, a área de educação também pode representar uma tendência positiva. Ele cita exemplos como escolas de cursos específicos, estúdios de ioga e meditação, entre outros.
Na área de alimentação, o especialista aponta para o segmento de naturais, saudáveis e vegetarianos. “Os alimentos saudáveis são uma tendência que veio para ficar. Já invadiram o mercado e são uma realidade na mesa do consumidor”, comenta.
Microfranquias de serviços de tecnologia também são apontadas como boa tendência de negócio. Isso porque o setor de tecnologia só cresce, exigindo maior demanda de serviços de software e outros do segmento.
Tendências para o setor de franquias
Sócio de Américo José na Cherto Consultoria, o CEO da Cherto, Marcelo Cherto, indicou cinco tendências para quem opera o franchising. A sustentabilidade e a evolução digital são apontadas pelo executivo como de suma importância para as empresas. Veja abaixo os tópicos principais e a visão do especialista:
1) Figital se consolida
“Cada vez mais, a tecnologia terá um papel primordial nas franquias de todos os ramos. Com a evolução digital, mais e mais franqueadores vêm abraçando soluções tecnológicas para simplificar e agilizar operações, enriquecer a experiência do cliente, expandir as possibilidades de venda e levar a gestão de cada franquia e da rede como um todo a um novo patamar. Em 2024 e nos anos que se seguem não será surpresa vermos mais e mais franquias nas quais os ambientes físico e digital se integrarão para melhorar a vida de todos e ampliar os resultados. Muitas redes já estão desenvolvendo aplicativos próprios e adotando sistemas de gerenciamento avançados. E outras trilharão o mesmo caminho.”
2) Sustentabilidade ganha ainda mais relevância
“O compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social tende a ganhar ainda mais força. O ESG passará a fazer parte do dia a dia de um número crescente de redes, levando uma parcela significativa do mercado a práticas mais sustentáveis, o que ajudará a construir um mundo melhor. Não que o lucro tenha deixado de ser importante, ou venha a se tornar irrelevante. Afinal, empresa que não gera lucros não sobrevive. Porém, mais e mais empresas franqueadoras vêm se dando conta de que não basta apenas buscar o lucro, mas também construir relações de confiança e respeito com seus franqueados e com as comunidades nas quais suas marcas estão inseridas.”
3) Mais variedade
“Não faz muito tempo, quando se falava em Franchising, a maioria das pessoas só conseguiam pensar em foodservice, cursos de idiomas, cosméticos e perfumes, moda e pouca coisa mais. De alguns anos para cá, esse cenário vem se alterando e hoje há uma infinidade de tipos de negócios ampliando sua ocupação de mercado via concessão de franquias.”
4) Adoção acelerada de tecnologias de ponta
“A adoção de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, realidade aumentada e blockchain já vem ocorrendo no mundo do Franchising brasileiro e tende a se intensificar. Essa e muitas outras ferramentas tecnológicas têm o condão, não apenas de melhorar a eficiência do negócio, mas também de permitir a criação de experiências únicas para os clientes e de garantir maior segurança e transparência nas operações. E tenho certeza de que em 2024 testemunharemos muita evolução no seu uso.”
5) Avançando para além-fronteiras
“A expansão internacional das franquias brasileiras, que teve início há alguns anos e veio evoluindo de forma tímida, aos poucos vai se acelerando e se mostrando uma tendência promissora. Graças à ampla divulgação do sucesso de negócios bem brasileiros em outras paragens, nossos franqueadores parecem estar deixando para trás o medo de avançar além-fronteiras e passam a olhar para mercados internacionais, especialmente os nossos vizinhos de continente, Portugal e outros tantos, como uma nova oportunidade a ser explorada, com boas chances de sucesso. Por isso mesmo, acredito que, em 2024 de nos anos seguintes, veremos mais marcas brasileiras cravando suas bandeiras em outras terras.”