Após dois anos de reviravoltas no setor do turismo por consequência da crise sanitária mundial – e ainda sem ter cem por cento de certeza sobre como será o futuro das viagens – é possível prever algumas tendências no setor que terão maior impacto no turismo e na hospitalidade globais.

Requisitos, protocolos de higiene e saúde, medidas de segurança e sustentabilidade continuarão sendo tópicos em 2022. Os viajantes voltarão a desejar viagens de longa distância e destinos dos sonhos, mas ainda haverá os que preferem lugares ar livre ou locais com distanciamento social.

Sob o aspecto da tecnologia, as empresas de viagens precisarão encontrar maneiras de fornecer mais orientação e suporte personalizado aos seus clientes em suas jornadas por experiências digitais inovadoras.

As viagens de negócios retornarão lentamente em 2022, mas ainda há um longo caminho para a recuperação total – e parece improvável que elas voltem a ser como antes, uma vez que o trabalho remoto e as reuniões virtuais parecem ser mais populares a cada dia.

Na verdade, estes insights são muito mais do que tendências de viagens – são valores e princípios que ajudarão a orientar a indústria em direção a um futuro mais saudável e sustentável.

Da informação pela inovação ao papel cada vez mais importante das empresas de viagens, aqui estão as principais tendências e valores que moldarão o setor em 2022.

Viagens capacitadas pela tecnologia serão essenciais.

O papel da tecnologia nas viagens continuará a crescer em importância durante 2022 e além. De passaportes de vacinas digitais a notificações de viagens em tempo real, as soluções de tecnologia desempenharão um papel essencial nas decisões de viagem e para apoiar os viajantes ao longo de sua jornada.
Além disso, a tecnologia sem contato continuará a facilitar a experiência de viagem. O check-in e o embarque sem contato, a possibilidade de pedir comida ou serviços via aplicativo, ou o suporte do concierge por Whatsapp ou chat, por exemplo, são soluções que proporcionam tranquilidade extra ao viajante.

Personalização e orientação, mais importantes do que nunca.

As operadoras de turismo podem se preparar para atender novas necessidades em relação ao planejamento da viagem. De protocolos de saúde a informações sobre onde e quando evitar multidões, os viajantes investirão mais cuidado no planejamento da viagem – e esperam suporte personalizado das marcas com as quais viajam.

Para uma empresa de viagem, isso pode parecer repensar o marketing de viagens e as estratégias digitais, integrando o conteúdo do destino em aplicativos, mídias sociais e sites, e fornecendo informações confiáveis para manter os viajantes e seus acompanhantes seguros. As empresas não são mais simplesmente uma conexão do ponto A ao ponto B, mas uma fonte de informação e apoio ao longo do caminho.

Experiências preferidas em 2022.

À medida que as viagens se tornam possíveis em 2022, experiências enriquecedoras são a prioridade. A tendência é que os turistas procurem destinos dos sonhos, mas segue em alta as oportunidades para atividades focadas na natureza, como caminhadas, esportes ao ar livre ou fotografia.

Quando se trata de hospedagem, medidas essenciais de higiene e saúde são imprescindíveis. Combinados com experiências de natureza intocada, esses elementos adicionam uma camada extra de suporte à jornada do viajante. Com isso em mente, os hotéis e resorts podem envolver os viajantes de 2022, destacando protocolos de limpeza, programas de bem-estar e excursões ecológicas.

Sustentabilidade, uma tendência das viagens em 2022 e além.

À medida que os países ao redor do mundo trabalham para cumprir seus compromissos com o Acordo de Paris e os viajantes procuram organizações focadas em sustentabilidade, a indústria de viagens vem apresentando suas próprias metas ambientais. De iniciativas sem plástico ao progresso na redução das emissões de carbono, cresce a preocupação das marcas de viagem em reduzir a pegada ecológica e oferecer férias com responsabilidade.

O serviço online de reserva de voos, Google Flights, por exemplo, disponibiliza estimativas de emissões de carbono para a maioria das pesquisas de voos – um dado importante para que os viajantes obtenham informações da indústria sobre sustentabilidade.

De volta às viagens corporativas.

As viagens de negócios fazem parte de um domínio da indústria que permanece incerto – e provavelmente será um dos últimos setores a se recuperar em escala internacional. O retorno às viagens corporativas dependerá de muitos fatores, incluindo níveis de vacinação, abertura de fronteiras e estruturas orçamentárias reformuladas. Como muitas organizações descobriram a eficiência no trabalho remoto, viagens corporativas extensas podem não ser uma prioridade tão alta quanto nos anos pré-pandemia.

No entanto, as empresas de viagens estão lançando iniciativas e campanhas para inspirar e incentivar novamente o sentimento das viagens de negócios. Além de mensagens claras e completas sobre os requisitos de viagem e protocolos de limpeza, as operadoras devem abordar os clientes corporativos com apoio para cancelamentos flexíveis, assentos espaçosos e privativos na classe executiva e pacotes de hotel para trabalho remoto.