A Jordânia anunciou neste sábado que mantém o fechamento da principal passagem fronteiriça com a Síria até a estabilização da situação, depois que ela foi conquistada pelos rebeldes no lado sírio.

“A passagem fronteiriça de Jaber seguirá fechada até a estabilização da situação no posto fronteiriço sírio de Nasib e nas áreas vizinhas”, declarou o ministro jordaniano do Interior, Hussein Majali, citado pela imprensa.

A passagem de Jaber se chama Nasib do lado sírio. É utilizada para o trânsito de mercadorias produzidas na Síria sob o controle do governo.

A Jordânia já anunciou na quarta-feira o fechamento temporário da passagem, que está nas mãos dos rebeldes e do braço sírio da Al-Qaeda, a Frente Al-Nosra, após combates contra as forças do regime.

Citado pela agência jordaniana Petra, o diretor da zona franca na fronteira entre os dois países, Khaled al-Rahahla, denunciou roubos de mercadorias e veículos e avaliou as perdas em mais de 100 milhões de dólares desde quarta-feira.

Mais de 30 caminhoneiros libaneses que queriam passar da Síria à Jordânia estão bloqueados desde quarta-feira na fronteira, segundo o Sindicato de caminhões frigoríficos no Líbano.

Com a tomada de Nasib, os rebeldes e a Al-Nosra colocaram fim à presença do regime na fronteira com a Jordânia.