Em junho, a Toyota emitiu um aviso aos proprietários de seu SUV elétrico BZ4X para que eles parassem de dirigir o veículo e o transportassem para uma concessionária devido a um problema grave: as rodas poderiam cair durante a condução mesmo após um curto tempo na estrada.

A Toyota não sabia por que isso estava acontecendo, mas a montadora disse que investigaria e corrigiria o problema assim que os engenheiros entendessem por que as rodas estavam se soltando. Agora, mais de um mês depois, a Toyota ainda não identificou o problema e está se oferecendo para simplesmente comprar de volta os SUVs de clientes que não querem mais esperar que o problema seja resolvido.

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Como o problema ficou evidente logo após os SUVs serem colocados à venda, existem apenas cerca de 260 proprietários de BZ4X nos Estados Unidos enfrentando essa situação. Há mais que encomendaram o SUV, mas ainda não o entregaram quando o aviso “Não dirija” foi anunciado. Esses clientes nunca foram capazes de aceitar a entrega de seus SUVs.

A montadora ofereceu várias opções além da recompra enquanto pede paciência aos proprietários. A Toyota também está oferecendo aos clientes o uso gratuito de outro veículo Toyota até que o problema seja encontrado e corrigido. A Toyota também está oferecendo aos proprietários US$ 5.000 em pagamentos de carros ou como reembolso parcial do preço de compra. A Toyota também estenderá a garantia de fábrica dos veículos pelo período de tempo – seja o que for – em que os SUVs foram retirados de serviço.

Para os clientes que simplesmente querem vender seus veículos de volta, os termos exatos da recompra podem variar dependendo de vários regulamentos estaduais e especificidades da situação do proprietário.

O BZ4X é quase idêntico ao SUV elétrico Subaru Solterra. As duas montadoras japonesas desenvolveram os veículos em conjunto. A Subaru não precisou fazer o recall de nenhum SUV nos Estados Unidos, porque nenhum havia sido entregue antes que o problema fosse descoberto.

A Toyota não é a primeira montadora a fazer recall de veículos elétricos nos últimos anos. A General Motors se ofereceu para comprar de volta os Chevrolet Bolt EVs após relatos de incêndios em baterias. Esse caso envolveu potencialmente muito mais veículos do que o parente de um punhado de BZ4Xes, mas os proprietários de Bolt puderam, pelo menos, continuar usando seus veículos com certas restrições. A GM acabou descobrindo o problema de origem e agora é capaz de substituir as baterias em veículos que precisavam delas. A GM não disse quantos clientes aproveitaram a oferta de recompra.