O Procon-SP notificou a fabricante de recipientes térmicos Stanley no Brasil para que a empresa esclareça se as garrafas comercializadas no país podem oferecer riscos aos seus compradores. A notificação ocorre após um órgão regulador dos Estados Unidos determinar o recolhimento de duas linhas de garrafas por perigo de queimaduras.

+Stanley retira milhões de garrafas do mercado após usuários sofrerem queimaduras

A decisão da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA foi tomada na última quinta-feira, 12. Segundo o órgão, as roscas das tampas dos modelos indicados podem encolher devido ao calor ou ao movimento de torção. A tampa assim se desfaz e derrama o líquido do seu interior, o que pode levar a queimaduras.

Procurada logo após o anúncio do recall, a Stanley no Brasil disse ao site IstoÉ Dinheiro que está em comunicação com as agências regulatórias legais ao redor do mundo para avaliar os próximos passos. A empresa ainda não apresentou nenhuma atualização, nem informou se os recipientes que oferecem risco são vendidos no Brasil. Caso haja uma nova manifestação, a matéria será atualizada.

O que diz o Procon-SP sobre os riscos

A notificação do Procon-SP ocorre justamente pois ainda não é claro o risco dos recipientes comercializados no país.

“O objetivo é ter informações se os modelos com problemas também foram vendidos no mercado brasileiro, se há registro de acidentes com consumidores e como este assunto está sendo gerenciado pela operação brasileira”, afirma o Procon-SP em nota à imprensa sobre sua notificação.

O órgão brasileiro esclarece ainda que decidiu pela notificação para prevenir eventuais acidentes, após informações veiculadas na imprensa. Por isso, a Stanley deve informar se os modelos recolhidos nos Estados Unidos são vendidos no Brasi e se há outros produtos comercializados no país com riscos semelhantes. Por fim, o Procon-SP pede que a empresa explique como orienta seus clientes em casos como este.

Estados Unidos encontrou casos de queimaduras fora do país

O órgão regulador dos EUA explica que já encontrou 91 casos de tampas soltas ao redor do mundo, incluindo 16 nos Estados Unidos. O relatório contabilizou que 38 destes casos resultaram em queimaduras e 11 pessoas precisaram passar por cuidados médicos.

O anúncio de recall abrange 2,6 milhões de garrafas, fabricadas na China, dos modelos Switchback e Trigger Action, com as especificações do quadro a seguir:

NomeTamanho (litros)Número de Identificação do Produto
Switchback0,355 L20-01437
Switchback0,473 L20-01436, 20-02211
Trigger Action0,355 L20-02033, 20-02779, 20-02825
Trigger Action0,473 L20-02030, 20-02745, 20-02957
Trigger Action0,591 L20-02034, 20-02746

As garrafas não aparecem à venda no site oficial da Stanley no Brasil. No entanto, podem ser encontradas em sites de varejistas do país.