06/10/2021 - 17:16
Após a pane global que deixou os serviços do Facebook fora do ar nesta segunda-feira (04), o Procon-SP notificou a empresa pedindo explicações. A falha, que durou por mais de seis horas, interrompeu o uso das redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp.
A empresa tem sete dias para prestar os esclarecimentos. Se não houver justificativa, o Procon-SP pode punir as empresas com multas superiores a R$ 10 milhões. De acordo com nota da entidade, será aceita justificativa de casos de evento fortuito, externo e incontrolável.
+ Pane expõe dependência do brasileiro de WhatsApp, Facebook e Instagram
Além do motivo da pane, o Facebook deverá informar quais providências adotou para reestabelecer os serviços e minimizar os impactos da interrupção ao público, quantos usuários foram atingidos em cada um dos aplicativos no Estado de São Paulo e detalhar o horário de início e término do problema.
“Muitos usuários tiveram prejuízos em razão da pane e consequente prestação deficiente do serviço. O consumidor que se sentiu prejudicado deve aguardar a resposta da empresa e a análise do Procon-SP, que definirá a eventual responsabilidade do Facebook”, explica o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, em nota.