25/12/2025 - 9:00
As festas de fim de ano são tradicionalmente o momento de maior consumo de espumantes e champanhes no Brasil e as versões sem álcool vem ganhando espaço nas taças, por motivos de saúde ou religiosos. A Salton, líder de mercado em espumantes no Brasil, aposta em um crescimento nesse mercado em 2026.
Tradicional fabricante de suco de uva integral, a companhia resolveu apostar em produtos sem álcool gaseificados em 2024. O diretor-presidente da empresa, Maurício Salton, explicou que um dos motivos da aposta nesse mercado é por conta da reforma tributária, que vai aumentar os impostos sobre bebidas alcoólicas.
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“É uma preocupação também da empresa não estar calçada unicamente no segmento de alcoólicos. A gente tem um planejamento de estruturação da empresa e esse mercado ganhou relevância por conta da reforma tributária, analisando os novos impostos que vão pesar mais sobre os produtos alcoólicos”, afirmou.
A tributação extra na bebida alcóolica vai ocorrer por meio do Imposto Seletivo, também conhecido como imposto do pecado, que será uma alíquota adicional que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde, como bebidas alcóolicas e açucaradas, cigarros, além de incidir em veículos poluentes e sites de apostas.
Em pouco mais de um ano a companhia já lançou cinco rótulos no portfólio dos produtos gaseificados: um moscatel branco, na metade de 2024; um rosé, no final do ano passado; um tinto, um de baixa caloria e um blend de uvas com frutas amarelas, lançados em 2025.
As expectativas da companhia para esse mercado são altas: crescimento de 50% de vendas dos espumantes sem álcool em 2026 e a comercialização de 600 mil garrafas. Atualmente a linha zero álcool representa 2,3% da produção da companhia.
Diferenças entre um espumante zero e um suco de uva

Mercado wellness
As empresas viníferas também estão de olho em um consumidor que bebe cada vez menos e se preocupa mais com a saúde. Além da Salton, outras marcas brasileiras possuem versões sem álcool, como a Garibaldi e a Aurora. A segunda, inclusive, lançou em 2025 um vinho desalcoolizado, pioneiro no mercado brasileiro.
Maurício aponta que para 2026 a companhia vai lançar uma versão do suco de uva integral com mais fibras e uma com guaraná, para disputar espaço no mercado das bebidas funcionais e energéticas.
“A gente tá olhando também por esse aspecto de funcionalidade no suco de uva, saindo na essência natural dele, que ele já é uma bebida saudável, mas essas novas composições têm alguns ingredientes acrescentados, que são situações procuradas pelo novo consumidor”, contou.
