12/12/2012 - 21:00
Gigantes do livro digital no Brasil
A Amazon, presidida por Jeff Bezos (foto), e o Google lançaram quase simultaneamente, na quinta-feira (6), suas lojas de livros virtuais no País. A primeira vai oferecer conteúdo para o seu Kindle, que está no mercado pelo preço de R$ 299. Já o Google incluiu as obras em sua loja virtual de aplicativos, a Google Play. O serviço das duas empresas chega ao País pouco tempo depois de outros rivais de renome. Um deles é a Apple, que começou a comercializar livros virtuais por aqui em outubro. O outro é a empresa canadense Kobo, que fez parceria com a Livraria Cultura para ter conteúdo em seu equipamento, que é comercializado por R$ 399.
Modelo mais barato
Após lançar os seus primeiros celulares da linha Lumia com Windows 8 em novembro, a Nokia anuncia agora um terceiro aparelho com esse sistema operacional. O Lumia 620 é mais compacto do que seus irmãos, o Lumia 920 e 820. O destaque do celular, no entanto, é o preço: US$ 249. O aparelho será lançado em janeiro na Ásia. A previsão é que chegue ao Brasil ainda no primeiro trimestre de 2013.
De volta para casa
A empresa americana Monster.com, uma das principais companhias do setor de recrutamento online no mundo, vai encerrar suas atividades no Brasil no dia 28, segundo apurou a DINHEIRO. Além de sua própria operação, a Monster.com mantinha, desde o início do ano, uma parceria nos classificados de emprego com o Grupo Estado. Em comunicado enviado aos clientes, a empresa brasileira diz que estuda uma “nova estratégia de produtos e serviços para atender ao setor de recursos humanos”. A coluna procurou os representantes da Monster, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.
À imagem e semelhança
A primeira foto oficial do filme Jobs, que conta a história do fundador da Apple, Steve Jobs, foi divulgada pelo site do festival Sundance, que será realizado em Utah, nos EUA, em janeiro. O ator americano Ashton Kutcher será o protagonista da película. A caracterização do personagem – fiel, diga-se – foi feita a partir de um retrato de Jobs tirado no início da década de 1980.
Resposta instantânea
Rafael Davini, diretor-geral do Terra Brasil, analisa as tendências do mercado digital
Qual é o principal destaque de 2012 no mercado digital?
A mobilidade. O celular e os smartphones foram as apostas do governo. A base de usuários mais que dobrou. E, com os telefones mais baratos, a chamada “segunda tela” se tornou uma realidade, pois permite que o usuário tenha acesso a serviço, informação e entretenimento. Dessa forma, o usuário é impactado pela mídia onde ele estiver.
Qual a importância dos aparelhos móveis para os negócios hoje?
Nenhuma empresa de mídia pode prescindir desse novo meio. As pessoas estão nas redes sociais interagindo entre si e comentando sobre o que veem ou leem nos veículos de comunicação.
Como o sr. analisa o mercado de tevês conectadas?
Segundo os fabricantes, foi comercializado um total de sete milhões de tevês com conexão à internet. Há uma expectativa grande sobre o crescimento desse setor, especialmente por causa da Olimpíada e pela Copa do Mundo. A expectativa é de que 25 milhões de televisores estejam conectados em 2016. É um meio que já faz parte da vida dos brasileiros.
Colaboraram: Diego Marcel, João Varella e Geovana Pagel