23/02/2022 - 16:46
BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Economia, Paulo Guedes, reiterou nesta quarta-feira que as previsões do mercado para o crescimento do país em 2022 vão ser revistas para cima nos próximos meses e acrescentou que as pesquisas eleitorais também “vão oscilando para o caminho da verdade”.
“Não acreditem nas previsões de que o Brasil não vai crescer”, afirmou Guedes em evento no Palácio do Planalto para o lançamento da carteira de identidade nacional.
Segundo o ministro, economistas que estão atualmente prevendo uma retração do PIB de 1% para 2022 em um ou dois meses vão estar falando em crescimento zero e, em seis ou sete meses, já podem prever alta de 2%.
+ Brasilseg cresce 35,5% em prêmios em 2021, com soja e milho
“Eles vão passar o ano inteiro revendo para cima, mas não faz mal. Como várias pesquisas também eleitorais vão também oscilando na direção da verdade”, acrescentou.
Guedes afirmou que as previsões para o crescimento do restante do mundo, por outro lado, vão começar a ser revistas para baixo.
“O Brasil já tirou os estímulos artificiais, o Brasil já saiu da UTI”, disse. “Se viesse uma terceira, uma quarta, quinta onda (da pandemia da Covid-19), nós temos munição para avançar de novo, eles não têm.”
(Reportagem de Lisandra Paraguassu, texto de Isabel Versiani; edição de José de Castro)