O livro Luzes Negras, que revela histórias pouco conhecidas de personalidades negras, foi reconhecido com três premiações no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na França. A iniciativa da AlmapBBDO, patrocinada pelo Grupo Bradesco Seguros, e com parceria do Projeto Goma de mentoria e Museu Afro-UFBA, ganhou um Leão de Ouro na categoria Design – que julga a identidade visual na publicidade – e dois Leões de Bronze nas categorias Print & Publishing e Industry Craft, sendo a última com foco na aplicação de técnicas criativas e artesanais na publicidade.

“Estamos muito felizes com os reconhecimentos obtidos pelo projeto Luzes Negras que é, antes de tudo, um convite ao regaste e ao reconhecimento de personalidades negras que marcaram a história. Acreditamos que é essencial conhecermos o nosso passado para olharmos e construirmos o futuro e, nesse sentido, esse projeto cumpre um papel fundamental”, diz Alexandre Nogueira, diretor de marketing do Grupo Bradesco Seguros.

O conteúdo retrata histórias das personalidades por meio de textos que têm palavras impressas com tinta especial, que só são reveladas quando a publicação é iluminada por luz negra. O mesmo acontece com as ilustrações. As partes reveladas pela luz negra correspondem a trechos pouco valorizados e que foram esquecidos com o passar do tempo, mas que agora voltaram a ter destaque. Dentre os relatos, está a história de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e de Maria Firmina, mulher negra que revolucionou sua época.

Os idealizadores do Luzes Negras preparam uma versão digital do livro para permitir o acesso aos leitores em geral o acesso às histórias por ele reveladas.