Projetos de coleta seletiva falham quase sempre, e o motivo é a falta de capacitação de quem está separando o lixo, segundo Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar. “Projetos de coleta seletiva falham 99% das vezes. Olhamos muito para a lixeira colorida, para o espaço do anúncio e para o marketing, mas, na outra ponta, não capacitamos quem está separando o lixo, quem tem de cuidar daquele material para chegar na rua a ponto de poder ser aproveitado”, explica Tello.

A declaração do empresário foi dada durante entrevista ao EsferaCast, videocast da Esfera Brasil, que irá ao ar nesta terça-feira, 13, no YouTube e em plataformas como Spotify e no Amazon Music. O programa faz parte da 10ª temporada do EsferaCast, que tem como tema “Sustentabilidade e prevenção a desastres climáticos”.

Durante o programa, Tello lembra que apenas um terço das prefeituras tem coleta seletiva como parte de sua legislação. “O Brasil recicla apenas 4% de resíduos. Isso é praticamente nada. Não temos ainda uma política voltada para isso nos municípios, pois há uma dificuldade técnica para organizar esse processo”, completa.