17/06/2025 - 7:30
O WhatsApp, plataforma de mensagens de propriedade da Meta, anunciou na segunda-feira, 16, que a partir de agora haverá a inclusão de publicidade na ferramenta.
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Segundo o anúncio da empresa, a mudança não será vista nas mensagens diretas entre as pessoas ou grupos, mas sim, na aba ‘Atualizações’, onde estão os Canais e a função Status (semelhante ao Stories do Instagram). Essas duas áreas são usadas por cerca de 1,5 bilhão de pessoas diariamente, informou o WhatsApp.
“Nos últimos dois anos, trabalhamos para que essa aba se tornasse um espaço em que você pode encontrar coisas novas no WhatsApp. Esse entusiasmo nos motivou a ajudar admins, organizações e empresas a crescer no WhatsApp”, diz o comunicado da plataforma.
A mudança não só é uma nova fonte de recursos para a plataforma, como abre mais uma possibilidade de espaço publicitário para empresas e instituições impactarem seu público-alvo.
Contudo, o WhatsApp afirmou que os novos recursos de publicidade foram projetados com garantias de privacidade.
“Quero deixar uma coisa bem clara: suas mensagens pessoais, chamadas e status permanecerão criptografados de ponta a ponta. Isto significa que ninguém, nem mesmo nós, poderá vê-las ou ouvi-las, e elas não poderão ser usadas para anúncios”, explicou Nikila Srinivasan, vice-presidente de gestão de produtos da Meta.
A empresa se comprometeu a nunca vender ou compartilhar os números de telefone dos usuários com anunciantes e disse que mensagens pessoais, chamadas e associações a grupos não influenciarão a segmentação de anúncios.
“Para mostrar os anúncios no status ou promover os canais que possam ser do seu interesse, usaremos dados limitados, como seu país ou cidade, o idioma, os canais que você segue e a forma como você interage com os anúncios exibidos. No caso de pessoas que escolheram adicionar o WhatsApp à Central de Contas, também usaremos as preferências de anúncios e os dados das outras contas da Meta”, diz o comunicado.
Além da novidade sobre anúncios, a plataforma também possibilitará agora a assinatura de canais, e a promoção de canais na seção Explorar.
O WhatsApp tem dois bilhões de usuários ativos mensais.
Até agora, a propaganda da plataforma consistia principalmente em mensagens promovendo o WhatsApp Business para clientes registrados e alguns anúncios de status em mercados selecionados.
A mudança é significativa já que, desde seu lançamento, esteve quase sempre livre de anúncios. Ao contrário de Facebook, Instagram e outras redes sociais, o WhatsApp manteve a publicidade em um nível mínimo desde que a Meta o adquiriu em 2014.
Além disso, em 2023, um executivo do aplicativo de mensagens negou o conteúdo de um relatório que afirmava que a plataforma estava avaliando a introdução de publicidade para aumentar sua receita.
*com informações de AFP